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Jornal Diário de Suzano - 22/11/2017
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Oportunidades nos nichos de mercado

30 JUL 2015 - 08h00

Para o empreendedor que vive em busca de algo que o destaque da concorrência (principalmente nos dias atuais de crise e recessão), explorar um nicho de mercado pode ser uma boa pedida.



Mas o que é exatamente um nicho? É um mercado dentro do mercado, formado por uma clientela com características - geográficas, demográficas, sociológicas, etárias, etc. - e desejos semelhantes e que quer produtos ou serviços muito específicos.

Essa parcela de consumidores não é atendida pelas grandes empresas, que não se sentem atraídas para trabalhar em escalas menores.

Para entender melhor, consideremos o segmento de roupas e acessórios esportivos. Dentro dele temos os artigos para futebol e como nicho, os varejistas que vendem camisas retrô de times.

Segundo o professor norte-americano especializado em marketing, Philip Kotler, os consumidores de nicho estão dispostos a pagar mais por algo que os satisfaça.

Tal cliente é exigente, especializado no assunto de seu interesse e espera atendimento no mesmo nível. Essas pessoas fazem suas escolhas baseadas em valores e estilos e não em preços, portanto, oferecer-lhes tratamento de qualidade é primordial.

Quem entra nesse ramo tem de estar ciente de que lidará com número reduzido de consumidores, porém é um negócio que projeta boa lucratividade. Nesse contexto, a internet aparece como grande facilitadora. O e-commerce permite alcançar o público-alvo independentemente da distância física, amenizando as limitações. No entanto, vale aqui o cuidado básico para qualquer comércio digital: será que seu cliente está na internet? Será que o produto em questão se encaixa no mundo das compras virtuais?

Não é recomendável investir apenas pela perspectiva de ganho financeiro. É necessário ter afinidade e dominar o tema, condições estratégicas para o relacionamento com seu público. Também é importante identificar se realmente há potencial de crescimento, se há concorrência e como ela está.

O empreendedor é antes de mais nada um caçador de oportunidades e seu poder de observação possibilitará identificar quando elas surgem, às vezes no nicho de mercado.



Bruno Caetano

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