Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 30 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/09/2020
Pmmc Sarampo
SOUZA ARAUJO
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
ÚNICCO POÁ

Os Suzanenses com mais de 105 anos

02 SET 2016 - 08h00

carmineYoshiaki Hisayama completou 105 anos no dia 27 de março e entrou no centésimo sexto ano de vida. Respira aliviado, sem afanação, ficando de pé e olhando com mente lucida as pessoas, os objetos, e tudo o que está a sua frente. Homem sensacional, com um físico que resiste a todas as idas e vindas do seu caminhar.

Guarda com boa memória os encontros com as pessoas e vive todos os momentos, sem perder o controle de seus movimentos. Nesta linda e grande aventura, o coração sempre indicou a Hisayama, a direção certa, em busca do que seria melhor para a sua vida e a da família. Hoje mora numa casa no centro da cidade, com muita saudade da chácara, onde curtia a sua vida de centenário e o ar puro do campo.

Em pleno alvorecer, às cinco da manhã já estava de pé, andando e acenando alegremente aos seus bichinhos. O que incomoda mais o seu coração é a maldade dos marginais, que invadiram várias vezes a chácara, o agrediram, deixando sinais de espancamento no seu corpo e tornando estes encontros, pesadamente assustadores.

O campo lhe dava a inspiração para viver, sonhar e curtir os dias, como homem livre no meio da natureza, até que os 8 filhos e os 15 netos, o aconselharam a deixar a chácara e viver na cidade. Um pouco de saudade pela vida ao ar livre, rouba o sossego e o sono dele e além disso, há um pouco de tristeza, por ver o nascer do sol apenas pelas janelas e não andando pelo campo. Porém há ainda muita disposição, para continuar a sua caminhada rumos aos 110 anos.

Desejamos que o Sr.Yoshiaki, possa acrescentar ao natural envelhecimento, muita força, ânimo e coragem. Agradeço ao sr. Manuel, amigo da família Hisayama e sobretudo à filha Lucia e ao marido Fernando Varejão, comerciante de bebidas, pelas notícias fornecidas.

Vem aí uma outra suzanense, Dona Matilde Coelho, que no dia 30 de agosto completou 106 anos. É a mulher mais velha de Suzano. São poucas as pessoas, que engrossam a fila dos cidadãos, que ultrapassam os 105 anos. Dona Levina que morava em Jd. Imperador estava quase chegando a completar 105 anos, faltavam-lhe poucos dias, mas faleceu durante a Semana Santa deste ano.

Dona Matilde, não tem mais as forças necessárias para ficar em pé. Porém alimenta-se bem e sabe quando agradar e agradecer, acenando com a cabeça, ou quando quer reclamar, por algum inconveniente que a incomoda. Somos assim como somos, desde a infância até à velhice, com nossos momentos de dor e de alegria, de saúde e de sofrimento, dançando quando somos jovens, sonhando e lutando, quando de repente surpreende-nos a velhice, que consumirá aos poucos, as nossas energias físicas e psicológicas.

Não sei se há registro de outros suzanenses com mais de 105 anos. Com certeza há quem passou dos 100, dos 90 e dos 80, pois, hoje, a idade média dos brasileiros passa dos 70 anos. Que todos possam celebrar, a festa da conquista de mais um ano de vida, e chegar de vitória em vitória aos 100 anos, com o rosto brilhando, sorridente de luz e de vida. No entanto, vamos todos firmes, avançando e marcando os momentos da nossa história com fé e amor, até que para todos, haverá um farol vermelho, anunciando a parada obrigatória.

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias