Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 22 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/10/2020
Pmmc Sarampo Outubro
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
ÚNICCO POÁ
SOUZA ARAUJO
PMMC MULTI 2020

Pequenos detalhes em São Luiz do Paraitinga

21 JUL 2016 - 08h00

eduardo caldas corSão Luiz do Paraitinga é um município do Vale do Paraíba (SP), fundada em 1769, e possui atualmente aproximadamente 10 mil habitantes. No início de 2010, o município foi atingido por uma forte enchente decorrente do transbordamento do Rio Paraitinga, que o fez perder alguns edifícios históricos, além da Igreja Matriz, construída no século XVII.

Em dezembro de 2010, o Centro Histórico de São Luiz do Paraitinga foi declarado patrimônio Cultural Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e reconstruído.

Além da Igreja, do Coreto na Praça Central, dos casarões, do Mercado Público Municipal, do Carnaval de Marchinhas, da Festa do Saci e das tradições caipiras como a Folia do Divino e das Festas Juninas, o município tem uma área rural riquíssima em festas locais, produção agroecológica e muitas cachoeiras.

Ainda na região central, encontra-se a casa onde nasceu em 1872 o médico sanitarista Oswaldo Cruz, responsável pela Campanha da Vacinação Nacional (1903) que culminou na Revolta da Vacina em 1904.

Além de tudo isso, quatro pequenos detalhes chamam a atenção na área central:

1.    Muitas faixas de segurança para atravessar as ruas ficam na altura das calçadas. Isso, consciente ou inconscientemente é uma inversão de prioridades e implica que os carros se veem obrigados a diminuir a velocidade em vez das pessoas terem que contar com a boa vontade dos motoristas, ou contar com a existência de semáforos. Isso também indica certa preocupação com as pessoas com mobilidade reduzida;

2.    A existência de banheiro público, tanto para o sexo feminino quanto para o sexo masculino. Não se pode esquecer do ponto de vista de política pública que muitas normas exigem que estabelecimentos comerciais tenham banheiros para seus clientes, mas na maioria dos municípios e mesmo de equipamentos públicos não há banheiros públicos, principalmente para ser utilizado por idosos;

3.    No muro desse banheiro público, há murais de informação, com anotações sobre compra e venda de terrenos e prestações de serviços. Nada impede que nesse tipo de mural sejam fixados documentos públicos aprovados pela Câmara Municipal e despachos e pareceres expedidos pelo Poder Executivo;

4.    Um calçadão. Outra vez, observa-se a inversão de prioridades. Os veículos automotores perdem a prevalência diante das pessoas que podem circular livremente nesses espaços, equipados com o já referido banheiro público, além de um pequeno coreto e de bancos para o descanso, a conversa e a prosa fácil.

Enfim, além de olhar para os atrativos turísticos, São Luiz do Paraitinga possibilita que olhemos para pequenos detalhes que podem facilmente ser copiados ou adaptados para a realidade de qualquer município brasileiro, independentemente de seu tamanho.

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias