quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A estratégia do mini hábito para mudar hábitos

21 abril 2021 - 05h00
Quantas vezes você já tentou iniciar algum tipo de dieta ou atividade física mas acabou desistindo em poucas semanas ou meses? E aquele hábito de leitura, que é tão importante, mas você não consegue implementar na sua rotina de vida. Quer saber os erros que te impedem?
1) Mudança com base na motivação dura muito pouco porque oscila de acordo com acontecimentos diários desagradáveis ou não que podem interromper o prosseguimento do novo hábito. 
2) Força de vontade é a capacidade de desenvolver algo novo e poderá ter efeito mesmo em dias de desmotivação. No entanto, a força de vontade depende do nível de energia, assim como a bateria de um celular. 
Quando o nível está alto funciona bem, mas quando se perde energia a tendência é de se deixar de cumprir com as metas diárias. 
Para implementar novo hábito, use a técnica dos mini hábitos, ou seja, fatie a meta que deseja atingir.
Vamos supor que seu objetivo é correr pelo menos 3 vezes por semana, por cerca de 30 a 45 minutos, mas atualmente leva vida sedentária. A estratégia é criar o primeiro mini hábito e se comprometer a andar, inicialmente, 5 minutos por dia. Vai ser fácil cumprir essa pequenina meta, mesmo estando desmotivado ou sem força de vontade. 
Se algum dia você estiver mais inspirado, poderá andar 10 ou 15 minutos, mas não se empolgue, pois o objetivo traçado era apenas de 5 minutos. Vagarosamente, quando se sentir confortável, aumente de 5 para 10 minutos. Seguindo essa regra dos mini hábitos, daqui poucos meses estará correndo com facilidade 30 ou 45 minutos. 
Aí sim é a hora de estipular maiores objetivos.