sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A inverdade, a maldade e a inutilidade

27 abril 2022 - 05h00

Um funcionário de nome João, querendo fazer média com o chefe, fez o seguinte comentário: 
"O senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Marinho. Disseram que ele... "Nem chegou a terminar a frase e o chefe aparteou: 
"Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? "João não entendeu a colocação e o chefe explicou:
"A primeira, João, é a peneira da "verdade". Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?" "Não tenho não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram". "Então sua narrativa já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda, que é a peneira da bondade. 
O que você vai me contar, gostaria que outras pessoas também dissessem a seu respeito?" 
"Claro que não! Nem pensar, chefe". "Então, sua história vazou a segunda peneira. 
Vamos ver a terceira, que é a utilidade. Você acha mesmo necessário me contar esse fato, passá-lo adiante?" João respondeu envergonhado: "Não chefe. 
Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que iria lhe contar". E o chefe concluiu: "Pois é... já pensou como o mundo seria melhor se todos usassem essas três peneiras". 
Infelizmente, vemos, diariamente, nas redes sociais e whatsapp, cada vez menos pessoas agindo com a verdade, bondade e com utilidade". A verdade é que pessoas inteligentes falam sobre ideias. 
Pessoas comuns falam sobre coisas. Pessoas medíocres falam sobre a vida de outras pessoas e deixam de cuidar do próprio umbigo.