quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Amigo é coisa pra se guardar...

09 março 2021 - 05h00
James Boswell, advogado escocês famoso pela biografia de Samuel Johnson, que faleceu em 1795, disse certa vez que "não sabemos dizer o momento preciso em que se forma a amizade. Ao enchermos um jarro gota a gota, a última faz o jarro transbordar; assim, numa série de gentilezas há uma última que faz transbordar o coração".
Qual o conceito que o amigo leitor tem sobre amizade? Não é fácil definir, mas podemos dizer que amigo é nosso porto seguro. Aquele em quem confiamos sem nenhum tipo de receio e do qual esperamos empatia e acolhimento, principalmente nos momentos difíceis e erros. 
O filósofo grego Aristóteles, em seu livro " Da Ética a Nicômacos", fala sobre o tema amizade: "Com efeito, a amizade é uma parceria, e uma pessoa está em relação a si própria da mesma forma que em relação ao amigo; em seu próprio caso, a consciência de sua existência é um bem, e portanto a consciência da existência de seu amigo também o é, e a atuação desta conscientização se manifesta quando eles convivem; é portanto natural que eles desejem conviver. E qualquer que seja a significação da existência para as pessoas e seja qual for o fator que torna a sua vida digna de ser vivida, elas desejam compartilhar a existência de seus amigos; sendo assim, alguns amigos bebem juntos, outros jogam dados juntos, outros se juntam para os exercícios do atletismo ou para a caça, ou para o estudo da filosofia, passando seus dias juntos na atividade que mais apreciam na vida, seja ela qual for; de fato, já que os amigos desejam conviver, eles fazem e compartilham as coisas que lhes dão a sensação de convivência".