quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 17/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Cuidado com a acomodação

16 março 2022 - 05h00

Um sábio passeava por uma floresta com seu fiel discípulo quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre. Resolveu fazer uma breve visita, mas, durante o percurso, aproveitou para falar ao aprendiz sobre a importância das visitas e das oportunidades de aprendizado que temos mesmo com pessoas que mal conhecemos. 
Chegando ao sítio, constatou a pobreza do lugar. A casa era de madeira, os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas. Então, se aproximou do pai daquela família e perguntou: "Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho; como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?" E o senhor, calmamente, respondeu: "Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos. A outra parte nós produzimos queijo, coalhada, etc. e assim vamos sobrevivendo". O sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns momentos, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho, se dirigiu ao seu fiel discípulo e ordenou: "Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e empurre-a, jogue-a lá em baixo". O jovem, espantado, arregalou os olhos e questionou o mestre sobre o fato da vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas, como percebeu o silêncio absoluto de seu mestre, foi cumprir a ordem. Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer. 
Aquela cena ficou gravada em sua memória durante alguns anos. Um dia, ele resolveu largar tudo o que havia aprendido e voltar naquele mesmo lugar e contar tudo àquela família, pedir perdão e ajudá-los. Assim fez, e quando se aproximava do local avistou um sítio muito bonito e com muitas riquezas. O discípulo foi logo perguntando ao pai de família: "Como o senhor melhorou este sítio e ainda sua vida, que parece estar indo muito bem?" E o homem, entusiasmado, respondeu: "Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu, daí em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos, assim alcançamos o sucesso".