terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Cuidado com a falsa aplicação de vacina

03 março 2021 - 05h00
Muitos vídeos têm circulado nas redes sociais e em grupos de WhatsApp mostrando profissionais da área da saúde simulando aplicação da vacina em idosos. Parece inacreditável, mas está acontecendo essa desumanidade. A intenção, ao que parece, é subtrair as doses de vacina que deveriam ter sido aplicadas e vendê-las no mercado negro. 
Até agora, vislumbrou-se duas modalidade de fraude: 1) A agulha é introduzida na pessoa e retirada rapidamente, mas o êmbolo não é acionado. 2) A seringa contém somente ar, que é aplicado no braço do paciente. Em Maceió e Goiânia, a fraude foi detectada e os profissionais afastados do serviço imediatamente. Só esqueceram de levar os casos para o Delegado de Polícia local, pois entendo que encontram-se tipificados os crimes de apropriação indébita e lesão corporal dolosa. 
Amigo leitor, todo cuidado é pouco, portanto, fique atento ao protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde: 1) A pessoa a ser vacinada deve levar documento com foto, CPF e carteira do SUS, se tiver. 2) O profissional da área da saúde, após fazer a conferência da documentação, deve informar a origem da vacina e dizer qual a data de retorno para receber a segunda dose. 3) Em seguida, o colaborador deve mostrar o frasco contendo o imunizante e fazer a aspiração com a seringa na frente do paciente. 4) O próximo passo é realizar a aplicação da vacina no braço, geralmente o esquerdo. 5) Ao final da aplicação peça para o colaborador da saúde mostrar a seringa para verificar se realmente o imunizante foi injetado. 6) Entrega dos documentos pessoais do paciente e formulário com anotação para a data de retorno para aplicação da segunda dose. Por último, indico ir tomar a vacina com parente ou amigo, sendo que o acompanhante tem o direito de filmar com a câmera do celular os procedimentos de aplicação da vacina.