quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Estratégias para acabar com ansiedade e preocupação

01 outubro 2020 - 05h00
Vou discorrer neste artigo sobre a importância de estar conectado com o momento presente. Quando parte de nossa energia mental é utilizada com pensamento no futuro, é comum surgir a tal da ansiedade. Um de seus efeitos mais devastadores é nos pré-ocupar com algo que sequer é certeza que irá se materializar. Com isso, a mente, ocupada em ruminar pensamentos negativos, deixa de atuar no presente. 
Tenho absoluta certeza que muitos leitores ficaram confusos quanto a linha de tempo apresentada e desejam me fazer a seguinte pergunta: "Mas Lordello, como faço para parar de imaginar coisas ruins no futuro que me tiram a paz de espírito no presente?"
Uma das estratégias é escrever numa folha de papel sulfite sobre suas preocupações. Detalhe o que tem pensado e gerado ansiedade. Depois, dobre essa folha, guarde-a no fundo de uma gaveta e volte a se concentrar no momento presente, pois é no aqui e agora que se encontra a felicidade. 
O ato de guardar o que escreveu vai gerar na sua mente que as tais preocupações ficarão em segundo plano e que você retomará as ações cotidianas. Sua energia vital deve ser direcionada para a reflexão sobre a importância do aqui e agora. 95% daquilo que tememos não se concretiza. É apenas algo que geramos em nossa mente; é uma criação negativa para o futuro incerto. 
Muita gente tem o "hábito" de ser ansioso e preocupado. A boa notícia é que se você teve a capacidade de gerar um hábito ruim, poderá também desfazê-lo, colocando no lugar um hábito positivo. Quer uma dica? Visite o YouTube e digite "meditação guiada". Vai encontrar exercícios de relaxamento mental que visam sanar uma série de problemas emocionais e psicológicos. Escolha o tema que mais se assemelhe com o qual está precisando se livrar e comprometa-se a praticar de uma a duas vezes por dia, durante 30 dias.
Durante esse período, o leitor olhará mais para dentro de si e vai perceber que os pensamentos negativos que tanto o tem atormentado vão se dissolver até desaparecerem por completo.