quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Pais que ‘terceirizam’ a educação dos filhos

13 abril 2022 - 05h00

Aonde as crianças devem aprender a dizer por favor, com licença, me desculpe, me perdoe, muito obrigado e grato? O leitor acha que é em casa ou na escola? Aonde as crianças devem aprender sobre honestidade, pontualidade, solidariedade, empatia, respeitar a todos, principalmente os mais velhos e também a ter modos e não xingar alguém?
É tarefa para os pais ou professores? Quem deve ensinar os pequeninos a comer de tudo, a não falar de boca cheia, a ter higiene pessoal, a não jogar lixo no chão, auxiliar os pais na tarefas de casa e a não pegar o que não é deles? Pais ou professores? Quem deve mostrar às crianças sobre organização, a zelar por suas coisas, não mexer nas coisas dos outros, respeitar as regras e amar a Deus? É no lar ou dentro do colégio?
Estranhamente, alguns pais, principalmente os que dizem ser mais ocupados, "terceirizam" a educação dos filhos e assim esperam que professores e funcionários de escolas ensinem os princípios educacionais e de socialização que mencionei acima. 
Ledo engano! No ambiente escolar as crianças devem aprender com os professores sobre matemática, português, história, geografia, química, física, biologia, educação física e tantas outras matérias curriculares. 
Portanto, não é saudável para a formação dos fihos essa pseudo transferência de função. 
Não só não funciona como pode ter efeitos nocivos e permanentes. Aqueles que, apesar de todos os riscos, acreditam que a educação de filhos pode ser terceirizada para professores e até mesmo para avós ou babás, deveriam refletir muito antes de gerar um bebê.