quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A Solidão

02 novembro 2021 - 05h00

Estamos tão envolvidos nos nossos problemas pessoais que muitas vezes não nos damos conta de que estamos ficando isolados, mesmo dando bom dia a todos pelas redes sociais...
Acreditamos que estamos nos fazendo presentes, mesmo à distância na vida de cada um dos nossos familiares e amigos e, assim vamos tocando a vida com a consciência tranquila.
Dia desses, com preguiça de pesquisar e de escrever, dei bom dia por voz a alguns familiares e amigos e me surpreendi com as respostas, principalmente daqueles mais velhos que buscam ainda ficar isolados por conta dessa pandemia ou por ficarem sozinhos durante grandes períodos do dia, por residirem com filhos que trabalham e que já se veem obrigados a se dirigirem aos seus empregos pelo fim quase total do home Office...
Foi surpreendente o número de respostas também audíveis, agradecendo a mensagem de voz, que os fez sentirem-se mais vivos e menos solitários.
Apesar de buscar ligar de vez em quando para os familiares mais distantes e com um pouco mais de frequência para aqueles mais próximos, percebo que nem sempre consigo manter esse contato com a frequência que gostaria, a ponto de às vezes ser surpreendida com notícias que devastam a alma e o coração ou aqueles que nos fazem mais felizes.
Mesmo os mais jovens, envolvidos em suas obrigações profissionais ou com suas atividades diárias, estão também vivendo mais isolados de suas famílias, pois, jovens morando distante de seus pais para ficarem mais próximos de seus trabalhos é atualmente uma coisa muito comum.
Além disso, eles também criaram suas famílias, seus compromissos e suas atividades diárias muitas vezes os ocupam intensamente e mesmo que se lembrem com saudades dos seus, nem sempre conseguem tempo para ligar e conversar.
A solidão é perceptível quando ligamos para um familiar ou amigo mais velho e notamos que tem mito a falar, muito assunto represado que necessita comentar e, com isso muitas vezes essas ligações se delongam e até nos faz repensar se ligaremos novamente por conta do tempo que nos consome.
Em outros tempos as visitas aos pais ou aos familiares e amigos mais velhos era mais frequente, buscávamos vê-los sempre que possível para saber se estavam bem, se precisavam de alguma coisa ou simplesmente íamos matar a saudade e filar um cafezinho e dar um dedo de proza como se dizia em outros tempos.
Quando a pandemia se instalou entre nós, nos isolamos por medida de segurança e, acabamos nos acomodando nessa situação bastante confortável, pois, podemos comprar tudo por meio dos aplicativos e receber em casa com muita tranquilidade sem precisar nem mesmo tirar o carro da garagem ou tomar alguma condução para ir ao mercado... Tudo chega rapidamente às nossas mãos sem muito esforço, enquanto trabalhamos no aconchego de nossas casas silenciosos em frente à tela do computador.
Com isso nem percebemos que acabamos nos isolando, mesmo agora que já podemos sair de casa, sempre com as cautelas e medidas de segurança, preferimos continuar em casa, confortavelmente instalados e sem outras preocupações.
Entretanto, s mais velhos, sem condições de sair e dependentes de seus familiares e cuidadores ficam mesmo isolados e tristes, confinados em seus lares.
Solidão nem sempre é boa companheira, então vamos nos alertar para estar presente na vida daqueles que amamos com um pouco mais de frequência, para que se sintam amados e necessários...