quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Abusos no trânsito

17 agosto 2020 - 23h59
Em função desse afastamento social tenho evitado sair de casa, como a maioria de nós e quando o faço tenho percebido que o desrespeito às normas de trânsito está cada vez mais acentuado.
Depois de muito tempo, peguei uma estrada estadual e me dirigi a outro município, mesmo com as faixas duplas amarelas bem nítidas no solo muitos motoristas avançaram na contramão para fazer ultrapassagens bastante perigosas.
O excesso de velocidade, principalmente nos locais sem fiscalização eletrônica ou sem a presença de policiais também está bem acentuado, até parece que todo esse tempo recluso, deu aos motoristas a necessidade de correr em busca do tempo perdido, como se pudessem assim voltar meses atrás e resolver pendências que por lá foram deixadas.
As faixas de pedestres acintosamente pintadas no solo, não são garantia de travessia segura para o pedestre que pretende atravessar a via, os motoristas se fazem de distraídos e passam por ela, mesmo que se dê sinal de parada ou até mesmo que já estejamos atravessando... Os veículos passam tão próximos das pessoas que por muito pouco não as atropelam.
Senti-me acuada no trânsito, apesar de dirigir a muito tempo e ter bastante segurança ao volante, vendo tantos motoristas correndo desesperados, ultrapassando em lugares perigosos, com curvas fechadas, colocando em risco não só a própria vida como a dos demais condutores.
Na cidade as filas duplas parecem que se tornaram naturais, as pessoas evitando ter contato próximo, param seus veículos, mesmo nas vias centrais, em fila dupla para solicitarem informações ou até mesmo para conversarem com algum conhecido que pode estar no veículo ao lado, como pode estar caminhando tranquilamente na calçada.
E, aí vemos outras atitudes desnecessárias, para conversarem tiram suas máscaras, param na calçada atrapalhando o caminhar de outras pessoas, sem se preocupar com a aglomeração que está resultando da sua tranquilidade no dialogo amistoso...
Vemos poucos motoristas se preocupando em sinalizar quando vão converter à direita ou à esquerda, parece que estão dirigindo seus veículos em ruas sem nenhum movimento, quando na verdade, a normalidade no trânsito retornou com força total, congestionamentos nos horários de pico e um número imenso de carros nas ruas...
Não encontramos vagas para estacionar, nem mesmo as vagas para idosos e portadores de necessidades especiais estão sendo respeitadas, quando somente elas estão livres, ali estacionam seus veículos, sempre com a desculpa de que será usada rapidinho, saem deixando ali seu veículo na maior tranquilidade e vão para seus afazeres, certos da impunidade.
A fiscalização não deixou de atuar e, vemos seus agentes por todo lado no centro da cidade, mas a sensação é de que a pandemia tornou as pessoas mais inconsequentes em todos os sentidos, acreditando que agora podem tudo e que estão livres para fazer o que acharem melhor, sem temor pela aplicação da legislação punitiva.
Infelizmente, para uma grande maioria de motoristas conscienciosos, o que resta é ter paciência, pois, nem mesmo as vagas especiais nos estabelecimentos comerciais são respeitadas e, sem paciência tudo pode se complicar e para se iniciar uma discussão fica muito fácil.