sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Ciclovias

03 maio 2022 - 05h00

Voltamos ao assunto porque este final de semana mais um ciclista perdeu a vida num acidente onde um caminhão avançou para o acostamento e o atingiu.
Na realidade a via que liga Jundiapeba à Varinhas sequer pode se dizer que tem acostamento, na realidade é um pequeno espaço de terra entre a via asfaltada e a proteção metálica, esse pequeno espaço é utilizado por pedestres, ciclistas e até pequenos animais que caminham por ali sem a mínima segurança.
Noutra semana também ocorreu acidente que vitimou ciclista e, sabemos de muitos outros acidentes, alguns causados pela imprudência dos motoristas que trafegam em velocidade superior à permitida para a via ou não estão atentos ao movimento de pedestres e ciclistas, cuidados que devem ser sempre observados para evitar atropelamentos e mortes.
As ciclovias são úteis e necessárias, entretanto, percebemos que onde elas existem não são usadas, havendo um abuso por parte dos usuários de bicicletas que entendem que os cuidados devem ser somente de responsabilidade dos motoristas e trafegam pela via carroçável sem cautela, sozinhos ou em grupos.
Na publicação de meu artigo da semana passada recebi um comentário bastante pertinente de uma pessoa que utiliza tanto a Avenida Brasil em Suzano, como outras vias da região para chegar ao seu trabalho e retornar para sua casa ao final do dia e às vezes à noite. Informou que a Avenida das Orquídeas é um bom exemplo também da insegurança tanto para motoristas quanto para ciclistas, pois, estes utilizam a via carroçável em grupos normalmente à noite, apesar da existência da ciclovia.
A via possui inúmeros pontos escuros onde a visibilidade é ruim e prejudica muito os condutores de veículos automotores que se deparam com inúmeros ciclistas transitando pela via, sem nenhum equipamento que os tornem visíveis naqueles locais escuros o que frequentemente acaba ocasionando acidentes graves e até fatais.
É necessário empenho dos nossos administradores para que existam ciclovias em todas as vias da cidade e nas de ligação entre um e outro município, até porque atualmente, muitas pessoas fazem uso de suas bicicletas para se dirigirem aos seus trabalhos e até mesmo para o lazer, como forma de economizar face ao preço dos combustíveis que sobe constantemente e pesa grandemente no orçamento das famílias.
Mas não é só necessário que existam as ciclo faixas é necessário que os ciclistas a utilizem, não fazendo seu percurso pela via carroçável causando transtorno aos motoristas e insegurança para si próprios e, também atenção dos condutores para não invadirem esse espaço e mantendo a distância necessária para que a segurança seja sempre preservada.
Como já disse, não são só os ciclistas que desrespeitam normas de segurança e colocam suas vidas em risco, afinal usuários de patins e skate também utilizam as vias para deslizarem, sem se preocuparem com o transtorno que causam aos motoristas que precisam ficar atentos em todos os sentidos para não causarem acidentes.
Já é passado do tempo de todos se conscientizarem que temos uma só vida e que não a readquirimos de volta como nos jogos, dessa forma é importante que a valorizemos e a preservemos sempre, para que tenhamos tempo de realizar todos os nossos sonhos...