terça 16 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Faixas para ciclistas

26 abril 2022 - 05h00

O percurso que faço rotineiramente me faz perceber que em boa parte das vias da cidade as faixas reservadas aos ciclistas já é uma realidade e torna muito mais seguro o trânsito deles.
Para melhorar e incentivar o uso delas, que permite muito mais segurança aos ciclistas e aos motoristas, novas faixas serão criadas junto a outras ruas e avenidas de nossa cidade.
Entretanto, a ciclovia da Avenida Brasil, que é moderna e espaçosa, parece não ser suficiente para os ciclistas que trafegam pelo meio da via carroçável, deixando inseguros os motoristas que por ali transitam e, as pessoas que se exercitam costumam usar as ciclovias para correr, já que as mesmas estão sempre livres, enquanto os ciclistas passeiam calmamente pela avenida, sem se preocupar com os veículos.
Eles usam qualquer espaço da via para trafegar, seja de dia, ao entardecer e até mesmo à noite, muitos sem nenhuma iluminação em seus veículos de duas rodas, surpreendendo os condutores, mesmo em velocidade baixa, visto que surgem do nada na frente dos veículos e ainda ficam irados se algum motorista os interpelar.
Além de trafegarem fora das faixas de uso exclusivo, temos que nos acautelar também com os grupos de jovens de skates e patins que utilizam a via carroçável com a maior tranquilidade sem se preocupar com os veículos que por ali são obrigados a transitar.
Ao motorista sempre cabe à responsabilidade de ter atenção mais que redobrada em todas as vias, além do trânsito dos demais veículos e os pedestres que atravessam sem nenhum cuidado fora das faixas a eles destinadas, temos que conviver também com as novas modalidades de transporte não previstas na legislação de trânsito, mas que se utilizam das vias destinadas aos veículos sem se verem obrigados a cumprir a legislação de trânsito em vigor são os jovens que sem nenhum cuidado patinam ou usam seus skates para se distrair em qualquer horário do dia ou da noite.
Onde as faixas são inexistentes por conta de serem vias mais estreitas convivemos com ciclistas e pedestres que utilizam a via carroçável, os pedestres muitas vezes obrigados a sair das calçadas que são estreitas e movimentadas quando não estão ocupadas por pessoas que por ali fazem seus leitos ou as utilizam para pedir ou vender mercadorias de maneira irregular.
É lógico que queremos que a modernidade chegue trazendo conforto aos ciclistas no maior número de ruas e avenidas, pois, essas ciclovias dão um aspecto muito especial com seu colorido diferente e chamativo, e certamente proporcionam segurança, item por demais importante que não deve ser desprezado.
Sentimos também o perigo das bicicletas elétricas que surgem do nada, com ciclistas jovens e em grupos que se esgueiram por entre os veículos sem a menor preocupação, acreditando que por conseguirem imprimir maior velocidade as suas bicicletas podem se equiparar as motocicletas e fazer uso das vias sem se preocupar com as regras de trânsito, circulando inclusive na contramão.
Esses veículos realmente são práticos e trazem modernidade e de certa maneira deveriam estar colaborando para minimizar os congestionamentos tão frequentes, mas da forma que circulam por ruas e avenidas sem nenhum cuidado e sem o mínimo respeito às leis de trânsito só causam tumulto e insegurança aos motoristas que se não tiverem atenção redobrada serão considerados responsáveis pelos acidentes que porventura ocorrerem...