quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Home Office complicado

14 outubro 2020 - 05h00
Quando a quarentena se iniciou, iniciou para muitos uma nova modalidade de trabalho, aquele que parecia nos deixar mais tranquilos, afinal, teríamos a liberdade de acordar um pouco mais tarde, nos arrumarmos sem pressa, e de nossa casa nos apresentarmos ao trabalho pelo computador, sem ter que enfrentar trânsito, sem estresse...
De início isso pareceu para muitos uma maravilha, afinal não corriam o risco de perder seus empregos e poderiam se manter seguros em casa, na companhia da família, certamente o resultado seria excelente.
Eu mesma já havia trabalhado assim, muitos anos atrás, quando ainda não se falava em computador, mas o telefone ficava a disposição dos colegas que se mantinham no local de trabalho, fosse para dar algum esclarecimento ou até mesmo para atender alguém que tivesse buscado o departamento em busca de solução para seus problemas.
Esse distanciamento no trabalho era em função da necessidade de certa tranquilidade para analisar processos, que precisavam de atenção e calma e, isso era bem mais fácil longe do burburinho do escritório e da movimentação de pessoas, além disso, em casa não havia mais ninguém além de mim.
E agora em novos tempos, com o auxílio de equipamentos modernos, tudo seria mais simples e eficiente e de fato é...
O diferencial aconteceu para as famílias onde havia crianças e os pais estavam acostumados à rotina de leva-los à escola ou deixa-los aos cuidados de secretárias do lar, que se encarregavam dessa função e das demais, como alimentá-los, arrumá-los e até mesmo fazer-lhes companhia, enquanto os pais mantinham-se em seus empregos, longe de casa, voltando somente no final do dia ou à noite, muitas vezes encontrando até mesmo o jantar já preparado.
Com a pandemia as escolas foram fechadas, as secretárias do lar em muitos casos foram dispensadas e a responsabilidade pela organização do lar e de sua rotina ficou ao encargo daqueles que continuaram em seus trabalhos, em horário normal, mas no chamado home Office, tendo que dar conta também de alimentar os filhos, limpar a casa, cuidar dos estudos à distância, como dizem, tudo junto e misturado.
O que parecia simples começou ficar complicado e estressante, pois, mesmo tendo que dar conta do seu expediente laboral, tinha que simultaneamente lidar com encargos domésticos e escolares, tão ou mais complicados que o seu trabalho. Além disso, havia necessidade dos cuidados com as saídas para o supermercado, com todo o aparato do uso de máscaras, do álcool em gel, para evitar a contaminação pelo Corona Vírus.
O resultado que temos passados mais de seis meses desse afastamento por conta do isolamento a que fomos obrigados a vivenciar não é dos mais positivos em muitos casos, para algumas famílias essa convivência, aliada ao estresse da rotina no trabalho e nos afazeres do lar, gerou desentendimentos, resultando em alguns casos em separações, que agora um pouco mais aliviados com as liberações que estão ocorrendo, talvez voltem a se encaixar e superem as dificuldades, abrindo possibilidades para que o entendimento volte a reinar.