quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Isolamento social

24 março 2020 - 18h20
As voltas que o mundo dá sempre trazem mudanças em nossas vidas e que mudança nos trouxe 2020...
Entramos acreditando que este seria um ano de melhoras, de progresso, de Olimpíadas, de eleições municipais, de transformações e realmente está sendo. Alterou nossas vidas significativamente!
Mesmo em tempos de outrora quando assolados por pragas inúmeros, nunca imaginamos que um dia iriamos passar por dificuldades como estas que agora enfrentamos.
Um vírus, um elemento aparentemente frágil, está transformando o planeta, mudando hábitos e ceifando mais vidas diariamente do que muitas guerras que alguns países já enfrentaram.
São tantas, que em alguns lugares, os caixões funerais se acumulam enquanto aguardam para serem incinerados, pois, os crematórios não dão conta de tanto trabalho diário.
Muitas pessoas internadas em UTI e enfermarias com dificuldades para respirar, algo natural, aspirar e expirar o ar é corriqueiro para todos nós e fundamental para a vida.
Outros se encontram isolados obrigatoriamente em quarentena, enquanto aguardam pela melhora da saúde, pois, já estão contaminados e são potenciais transmissores...
E no mundo as pessoas estão sendo induzidas a se isolarem socialmente, afastando-se de seus trabalhos, de seus afazeres cotidianos, alterando suas rotinas, mantendo-se no interior de seus lares, resguardando-se da possibilidade de serem contaminados...
Isolamento difícil para muitos, mas necessário, pois, somente assim estaremos exterminando a possibilidade desse vírus continuar nos devastando.
Temos que agradecer aos céus por ser um vírus violento, mas frágil, apesar de viver por longas quase nove horas em ambientes propícios, se não tiver devidamente instalado em nosso organismo ele não sobrevive e principalmente porque nossos animais estão imunes às suas investidas... Mais uma vez temos muito a agradecer a bondade do Criador.
Em alguns países as pessoas isoladas, cantam em suas janelas animando a vizinhança, sem o perigo da proximidade e do possível contato, se alegram em juntar suas vozes e externar o carinho e a preocupação que sentem uns com os outros.
Por aqui sofremos com esse isolamento, acostumados que estamos a circular à vontade, de bater pernas por qualquer motivo, de abraçar e beijar amigos e pessoas queridas a cada encontro, mesmo que momentâneos, transformando cada encontro numa festa e num bom motivo para atualizarmos os assuntos...
Retidos em nossos lares, vamos tentando organizar uma rotina que há muito não faz parte de nosso cotidiano, onde quase todos saem cedo de casa e só voltam à noite em horários diferentes, pois, uns saem de seus trabalhos e retornam de imediato, outros seguem para os cursos, outros para os encontros noturnos com os amigos ou prolongam seus horários de trabalho em reuniões mais produtivas e tranquilas.
Agora todos em casa, assistindo televisão, organizando suas coisas, lendo livros, pesquisando assuntos diversos na internet, ligados nas conversas dos grupos sociais, tentam conviver e até mesmo conversar com os familiares quando se reúnem à mesa para as refeições que também é muito diferente daquela de nossa rotina diária em restaurantes e de maneira apressada.
É a natureza nos mostrando outras possibilidades de viver e conviver...