quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Mulheres poderosas

05 janeiro 2021 - 05h00
Mulheres que estudaram se aperfeiçoaram, seguiram seus caminhos com determinação, são mulheres poderosas, não sou de usar o termo empoderada, parece que receberam poder e não que o conquistaram por merecimento, por terem lutado por ele, assim entendo que poderosa é o termo que de fato engrandece a mulher.
As mulheres sempre foram mais dedicadas e obtiveram melhores resultados quando lhes era dada oportunidade de mostrar conhecimento, o maior problema é que numa sociedade patriarcal é difícil aceitar que mulheres são inteligentes e conseguem chegar aos seus objetivos mais rapidamente, porque se direcionam efetivamente para o que desejam.
Elas já mostraram de há muito sua capacidade nas artes cênicas, literárias, cientificas e até na difícil arte de governar, conhecemos inúmeras rainhas e princesas desde a antiguidade até o presente momento que demonstram maestria na política, na ciência de governar, o que fazem normalmente usando de ponderação e justiça.
Nas últimas eleições foi possível observar que muitas mulheres foram eleitas para cargos de prefeita e vice, assim como muitas que postulavam o cargo de vereadora obtiveram êxito.
Aqui na nossa região foram eleitas duas prefeitas e mais de uma vice, além de muitas vereadoras, o que demonstra claramente que está havendo mudança de comportamento e de visão da população, que em outros tempos não acreditava que mulheres pudessem assumir cargos públicos de comando.
Quando da nomeação do secretariado, não só as eleitas, como muitos prefeitos nomearam mulheres para ocupar essa posição, como também está acontecendo em outras cidades pelo país e até mesmo na nossa capital do Estado.
Mulheres com conhecimento do assunto, com vasto currículo que comprova sua capacidade técnica, estão assumindo diversas secretarias, não só da Educação, como era comum em outros tempos, mas Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Finanças estão entre as pastas que foram direcionadas para as mulheres.
Poderosas porque alçaram esses cargos pelo seu mérito, pela sua formação, sem apadrinhamento, sem conchavo político...
Algumas já haviam ocupado cargos públicos em outras administrações e demonstrado seu gabarito, sua eficiência e voltam por terem competência para administrar.
Não estamos desmerecendo de maneira nenhuma os homens, os políticos que até recentemente ocuparam de forma continuada esses cargos, muitos foram competentes em sua gestão e tornaram melhor a vida do cidadão.
O que agora esperamos é que nessas gestões femininas, possamos perceber mais humanidade no trato dos problemas municipais de maneira geral, aquele olhar mais sensível, mais profundo, que analisa com mais cuidado para tomar decisões mais corretas, mais objetivas e mais eficientes.
Esperamos que nossas cidades sejam tratadas como a extensão do lar, onde zelamos com carinho pelo patrimônio, pois, sabemos o seu custo, onde buscamos manter limpo para que todos tenham mais saúde, onde priorizamos a segurança para cuidar da vida de quem amamos.
Que haja dignidade e respeito no trato com o cidadão e honestidade e ética no que tange ao uso do dinheiro público, de maneira que ele renda da mesma forma que fazemos em nossas casas com o salário, a boa administração permite que com pouco se faça muito...