sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Pandemia

16 março 2020 - 23h59
O assunto do momento é o Corona vírus, denominado oficialmente como COVID-19... E é
assustador como vem se espalhando pelo mais diversos países.
Uma das profecias de Nostradamus dizem uns, a praga que veio limpar o planeta dizem outros, além daqueles que acreditam que é muito barulho por causa de uma gripezinha...
Não sei quem tem razão e não consegui como a maioria entender como se espalhou tão rapidamente saindo de uma cidade como Wuhan na China, que mistura o moderno e o antigo, nas margens do Rio Yangtzé e ganhar cidades distantes na Europa e até mesmo aqui no Brasil.
Sabemos que não se trata de um vírus letal para algumas pessoas, mas que ceifa com facilidade a vida das pessoas mais velhas portadoras de alguns males em função da própria idade que já debilita naturalmente.
Em alguns países como a Itália as fronteiras foram fechadas, as pessoas estão dentro de suas casas para evitar o contágio, pois, ali a doença causou muitas mortes e atingiu muitas cidades, inclusive disseminando o vírus para alguns outros países por conta dos turistas que ali estavam e voltaram para seus países de origem quando o mal começou se alastrar.
Navios de turismo parados nos portos com pessoas em quarentena, viagens sendo suspensas por segurança, aeroportos sendo higienizados a cada voo que chega do exterior e a preocupação extrema com a higiene das mãos e inúmeras chamadas para que tenhamos atenção para não nos cumprimentarmos efusivamente com abraços e beijos, coisa bem comum entre nós brasileiros.
O que de início parecia ser uma mera gripe que com alguns cuidados logo daria trégua transformou-se não só no assunto diário na televisão, nos jornais, nas redes sociais, como passou a ser preocupação da política internacional.
Governantes e governados, todos unem esforços para que o COVID-19 não se expanda mais, para que todos se mantenham saudáveis, mesmo que para isso tenhamos que dar um tempo em nossos afazeres, nos mantendo em casa e até mesmo sendo incentivados a trabalhar fazendo uso da internet para as reuniões e encontros profissionais.
Nunca em toda minha vida vi uma mobilização global para se enfrentar um mal como está ocorrendo agora...
Entendo louvável essa preocupação, mas entendo que no nosso país, além de nos preocuparmos com esse mal atual, temos que pensar seriamente que outro mal nos assola diariamente, ceifando silenciosamente vidas pelos quatro cantos do Brasil, falo da dengue, tão nossa conhecida e que não tem merecido a atenção devida, para que evitemos ser picados por um mosquitinho que consegue causar tanto prejuízo para nossa saúde.
Já que estamos preocupados com o Corona Vírus e tratando com tanto zelo da nossa higiene pessoal, vamos aproveitar esses dias em que as aulas estarão suspensas, que algumas empresas liberam seus funcionários para trabalhar sem sair de casa e vamos fazer uma faxina em nossos quintais, dando fim aos berçários do aedes aegypti que vem nos matando sem trégua diariamente ou deixando acamado por muitos dias, com dores que segundo dizem passam a nos fazer companhia pelo resto da vida...