sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Vícios que degradam

30 março 2021 - 05h00
Desde criança que percebo quanto o vício da bebida transtorna a vida das pessoas...
Observava as pessoas que bebiam e como elas se transformavam após ingerir bebida alcoólica, de qualquer tipo, desde as consideradas chiques até a mais simples.
Um pequeno copo de pinga já tornava o homem valente e livre para falar e fazer qualquer coisa, principalmente colocar para fora suas verdades, aquelas que mantinham bem escondidas quando sóbrios, quanto maior o teor alcoólico mais livres iam se sentindo, acreditavam que podiam agredir, machucar, ofender, que a bebida os tornava isentos de responsabilidade.
Crescendo fui observando que após beberem também não se preocupavam com a aparência, com a limpeza corporal, tudo se tornava secundário.
Lógico que também conheci pessoas comedidas ao beber, sabiam que podiam beber socialmente, sem querer extravasar de uma só vez, sabiam o momento de parar.
Atualmente, as pessoas em sua maioria são habilitadas para a condução de veículos, então deveriam ser conscientes quanto a necessidade de não ingerir nenhum tipo de bebida com álcool para não correr o risco de perder a habilitação, uma vez que é proibido beber e dirigir.
Em tempos mais atuais conheci profissionais excelentes, capazes, inteligentes, mas que após beberem esquecem rapidamente a posição de respeito que deveriam ocupar e se menosprezam, deixando a bebida embotar o cérebro de tal maneira que se vangloriam de sua capacidade profissional enquanto entornam copos de bebida na beira de algum balcão, se exibem para pessoas que não os conhecem e se tornam verdadeiros palhaços, pois, rapidamente ficam descompostos, com as roupas mal ajambradas, cabelos desgrenhados e o corpo sem equilíbrio.
Muitos deles quando vão para suas casas se tornam violentos com a família, aquela que dizem amar e que sóbrios se preocupam em zelar e alimentar... Maltratam os filhos, a esposa, os animais, destroem móveis e louças, como se depois pudesse se vangloriar dessas atitudes, mesmo que sóbrios se envergonhem e tenham que se desculpar, além de perder o respeito de seus filhos e familiares.
A bebida e as drogas levam pessoas trabalhadoras, mas que possuem esse desvio de caráter, essa doença que é o vício, se perderem, pois, chega um tempo em que a necessidade de fazer uso da bebida ou das drogas lícitas ou ilícitas se afiguram gigantescas e passam a fazer parte de maior tempo em suas vidas...
Alguns perdem a noção de responsabilidade, abandonam trabalho, deixam a família à mercê da sorte, esquecendo suas responsabilidades...
Muitos casamentos de anos acabam sendo destruídos, se desfazem porque não é fácil para a família suportar o vício, apesar de muitos tentarem por vários anos, mas desistem porque não há boa vontade da parte viciada.
As alegações para se deixarem levar pelo vício são muitas e nunca correspondem a realidade.
Existem pessoas que se entregam ao vício de maneira tão contundente que com o passar do tempo, sem ter mais o trabalho e seu ganha pão honesto, vendem suas roupas, se desfazem de seus bens, trocam aliança e celular por uns "caraminguás" como diziam os antigos, o suficiente muitas vezes para uma dose de bebida ou de uma droga qualquer e, passam a viver de mendicância quando tudo perdem, dormindo pelas calçadas, esquecidos que um dia mereceram respeito e amor...