sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

25 de janeiro: Feriado na Capital do Estado de São Paulo

28 janeiro 2022 - 05h00

Nem sempre o cidadão tem condições de aproveitar um feriado fora de casa com a família.Muitos renunciam a sair ou viajar pela frágil economia doméstica ou por não ter condições de cobrir os gastos. 
O feriado permite aos cidadãos darem-se o direito ao devido descanso, para amenizar o inevitável desgaste. Vários textos bíblicos orientam a valorizar o descanso. O homem deve ter um dia de repouso assim como Deus: "Descansou no sétimo dia, depois de toda a obra que fizera"(Gn. 2,2). A vida do homem deve ser ritmada pelo trabalho e pelo repouso.
Todos devem poder desfrutar do tempo de repouso e de lazer que lhes permita cultivar e curtir sua vida familiar, cultural, social e religiosa, além da necessária recuperação física. Quando, porém, as necessidades familiares exigem que alguém renuncie às férias, cada um deve encontrar um tempo suficiente para descansar ou programar um dia de lazer.
A lei do descanso é séria. O descanso a ser realizado durante as férias ou durante um feriado é de grande utilidade ou por assim dizer, é sagrado, não somente para as pessoas, mas também para a criação.
Para os israelitas era o sábado o dia do descanso. "Shabbat" é uma raiz que significa cessar, parar". "Shabbat" era o descanso. Os judeus entenderam bem o que lhes era pedido: um descanso para a pessoa humana e para a criação. Tudo deve descansar: a terra e toda mão de obra.
A tradição do Novo Testamento sugere o domingo como dia santo e de descanso. " Este dia vos foi dado para a oração e o repouso".
Diz o Catecismo da Igreja Católica: "No Domingo, os fiéis devem abster-se das atividades e dos negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus e o devido descanso da mente e do corpo. Se a legislação do País ou outras razões sociais ou de serviços públicos obrigarem a trabalhar no domingo, que apesar disso, este dia seja vivido como dia do Senhor, dia de festa e de alegria". Não faltam exemplos de cristãos que dedicam o domingo ou um outro dia da semana ao Senhor, para iluminar a própria existência com a luz do Espírito Santo e para se tornar mais atentos às necessidades dos outros, prontos a ir em ajuda do irmão que sofre. São eles os samaritanos que se fazem presentes lá onde se consumam os dramas de muitas pessoas,
Por causa deste sistema errado, o povo muitas vezes é taxado como preguiçoso. Precisa que o trabalhador aproveite bem o dia de descanso para que possa se revigorar, tomar novo alento e conseguir com o seu trabalho os recursos necessários para sustentar a sua família, oferecendo-lhe um futuro melhor.