quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Campanha da Fraternidade 2022

25 março 2022 - 05h00

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano, promovida pela Igreja Católica é :" Fraternidade e Educação" e utiliza como lema uma frase da Sagrada Escritura:” Fala com sabedoria, ensina com amor” (Provérbios 31,26) . 
Há milhões de alunos no Brasil e muito mais no mundo inteiro. Em cada cidade, se faz urgente e necessário, promover ações concretas em vista da formação humana, cultural e cívica dos alunos, das crianças e adolescente no ambiente familiar, escolar, eclesial e social. As prefeituras e as secretarias da educação vêm elaborando projetos para proporcionar aos alunos uma educação de qualidade e a inclusão dos alunos portadores de deficiência. É necessário educar para a vida, para os valores familiares, cívicos e morais As palavras da Sagrada Escritura: “Fala com sabedoria e ensina com amor” são uma resposta a um sistema educacional superficial, de fachada tanto no ambiente familiar, quanto no escolar e universitário. Se acolhem os alunos nas escolas públicas ou os pais deixam os filhos o tempo inteiro nos computadores apenas para não os deixar "fora" na rua, faltando ao compromisso de acompanhar os filhos ou alunos, para que conheçam e aprendam a praticar os deveres e os direitos.
Hoje, porém há muitas experiências positivas vividas no âmbito das famílias e das escolas com pais e professores que falam com sabedoria e ensinam com amor. 
O que atropela todo o avanço na educação é a cultura que exalta o consumismo, o prazer, o mito do "corpo ideal e da beleza".
Os holofotes da mídia são sequiosos e fascinados pela beleza e pela estética do corpo masculino e feminino, dando origem a uma cultura competitiva sem igual. Além desta ação negativa que a cultura transmite, há também, nesta era de avanços tecnológicos, muitas pessoas com uma mentalidade ultrapassada, reprimindo atos e falas que fazem parte do espírito de uma juventude que se diz moderna e avançada.
A educação vai ao encontro de todos aqueles que estão cheios de perguntas, de dúvidas, de anseios e bloqueios ou se tornam ilhas impenetráveis.
Quando foi aprovada a abolição da escravatura e da discriminação racial, houve surpresa e espanto nas elites e classes dominantes, diante da palavra "pessoa". "Nossa, eles são pessoas! "Também os que a natureza mortificou com uma deficiência, somente nestes últimos anos começaram a ser chamadas de "pessoas" com Deficiência. A educação visa a tratar os seres humanos como pessoas. Hoje, outros passos devem ser dados para eliminar métodos educativos que mais ou menos caíram em desuso. Além disso quando no futuro todas as escolas se tornarem inclusivas, bastará o uso da palavra classe, sem adjetivá-la com os termos: "aluno especial. É comum ouvir professores dizerem: "devo dar aula“, se distanciando do contato mais amoroso e afetivo com os alunos.
Fala-se muito em educação inclusiva, na qual os alunos com poucos recursos e sem condições financeiras para se conectar virtualmente com os professores, teriam o direito de serem acompanhados com reforços escolares. No entanto, isso quase não acontece. E quando é feito, na maioria dos casos os professores não estão com equipamentos técnicos adequados às necessidades dos estudantes. Precisamos encarar uma educação mais humana, cívica e ecológica. Que esta Campanha da Fraternidade, seja a ocasião para um grande salto qualitativo no avanço das políticas que afetam a família e a escola.