Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Logo de aniversário de 60 anos
sexta 07 de maio de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 07/05/2021
COLUNA

Padre Carmine

E-mail para contato: pecarmine@yahoo.com.br

Encontro virtual da Pastoral da Ecologia

30 ABR 2021 - 05h00
No dia 24 de abril aconteceu o encontro virtual da Pastoral da Ecologia, com a participação do Bispo Diocesano Dom Pedro Luiz, da Coordenadora sra. Patrícia Cesare, ex-Diretora da Secretaria do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, de Pe. Carmine e de outros ambientalistas ligados à Pastoral da Ecologia.
O encontro quebrou o silêncio mantido ao longo do ano de 2020. Foi uma conversa bem proveitosa e ao mesmo tempo permitiu retomar a caminhada de maneira ainda virtual e não concreta, por causa das restrições impostas pela pandemia, que impedem a realização de eventos que fazem parte do calendário e da pasta das Secretárias do Meio Ambiente e da Pastoral da Ecologia.
O Dia da Terra, o Dia da Água, a Semana do Junho Verde, a Caminhada Ecológica e sobretudo a Festa do Divino Verde, que vem sendo realizada em Mogi das Cruzes, em parceria com a Secretária do Meio Ambiente, constituem eventos importantíssimos, para iluminar a consciência ecológica e ambientalista dos cidadãos e dos fiéis das Igrejas.
As colocações dos participantes foram alimentadas pelo conhecimento da realidade em que se encontra a vida da natureza, da Casa Comum como é chamado o Planeta Terra pelo Papa Francisco e pela sabedoria em saber cultivar e cuidar do grande tesouro da natureza. O futuro da humanidade tem a que ver com o impacto crucial das escolhas que fazemos em relação à Criação.
Todas as Secretarias Municipais do Meio Ambiente podem trabalhar em parceria com a Pastoral da Ecologia da Diocese de Mogi e receber alguma pista que esteja em relação com a sobrevivência do nosso Planeta.
Sinto que está demorando para haver uma mudança de verdade que conduza de forma mais sábia e humana à salvação dos mananciais, das nascentes, dos rios, de um desenvolvimento sustentável. Vivemos a complexidade concreta em que se encontra o Meio Ambiente e somos quase coniventes com a exploração do solo, da Floresta Amazônica, da Mata Atlântica, com o empobrecimento, a miséria e a fome que afetam o povo que não pode se alimentar com os produtos que Deus colocou à disposição de todos.
O encontro virtual mostrou a vontade da Igreja e da Pastoral da Ecologia em parceria com o poder público de começar em casa a ter ambientes ventilados e arejados, a fazer a coleta seletiva do lixo, a cuidar da vida da calçada que é uma extensão da casa e além desse cuidado dos cidadãos em suas casas, acrescentar o cuidado do poder público em cuidar melhor da flora e da fauna local, drenar a sujeira que se encontra nos rios. Uma boa política municipal, estadual e federal na preservação e conservação do meio ambiente é fundamental para levar o Brasil. o Estado e os municípios a viver um nível de melhor qualidade de vida.
Não podemos correr o risco de perder tudo aquilo que Deus criou para as suas criaturas. Nos entregou a criação, cheia de encanto e beleza, com sensacionais espetáculos e cenários naturais, com o solo apto a sustentar a vida humana no seu dia a dia. A criação tem tudo: mares e oceanos abertos, terras sem fim, um universo com outros planetas desconhecidos. Há na criação uma gratuidade imensa e sobretudo somos abençoados pela ternura da mãe terra.
SOUZA CAFÉ
BANNER APS DESKTOP

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias