sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Há um ano, a cidade de Suzano foi marcada por uma tragédia

12 março 2020 - 23h59
No dia 13 de março de 2019, a cidade de Suzano se deparou com uma inimaginável tragédia. O povo velou as vítimas com um olhar sofrido, cheio de tristeza e de lágrimas amargas. Vale a pena, hoje, pensar uns instantes sobre tudo o que aconteceu no ano passado na Escola Estadual Raul Brasil e celebrar a memória dos que perderam a vida. Serão vários eventos: gestos e símbolos de paz na frente do Hospital Santa Maria, Missa na Capela do Hospital às 10h, Missa às 19h30 na Matriz de São Sebastião, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, e a Via Sacra dos jovens no dia 21 às 18h partindo do antigo Supermercado Maktub e passando pela Escola Raul Brasil. Todos esses eventos, mostram que as vítimas continuam a viver no coração de Deus e do povo suzanense. Gestos de solidariedade e de acompanhamento psicológico aos alunos e às famílias das vítimas, não faltaram ao longo do ano passado.
O número de vítimas teria sido maior se os feridos não tivessem sido atendidos, na hora, no Hospital Santa Maria, bem sabendo que com nenhum deles o hospital tinha compromisso em prestar os serviços hospitalares. Me parece que o Hospital Santa Maria, além de ter um atendimento clínico altamente profissionalizado, transmite muita confiança à população suzanense e poderia funcionar como Pronto Socorro para toda a população, em apoio ao Pronto Socorro Municipal que é o único que fica aberto 24 horas, atendendo uma multidão de pacientes. Quem sabe, pudesse haver uma negociação entre o Pronto Socorro do Hospital Santa Maria e a Prefeitura de Suzano, para permitir que pacientes sem convênio fossem atendidos. A outra opção seria instalar uma UPA com atendimento de 24 horas.
No mês de abril, a Escola Estadual Raul Brasil voltará a acolher os alunos com um conforto maior e uma segurança mais ostensiva, para que eles possam estudar com espírito novo, em estado de graça, alegres e sem nenhuma ameaça.
Para os alunos que estudavam na Escola Raul Brasil, a Faculdade Piaget ofereceu suas salas. É para lá que os estudantes se dirigem até hoje, carregando suas mochilas, exultando e elogiando a Faculdade de boca cheia, pois, o desejo deles ao terminar o Ensino Médio é iniciar a Faculdade. O trauma de ficar nas salas invadidas por dois jovens alienados, enlouquecidos e violentos, acabou. A sala de aula é o lugar onde todo ser humano começa a ver a sua personalidade brilhar, constantemente se abrindo aos conteúdos das ciências, do civismo e do humanismo integral. 
Família e Escola têm destaque indelével na promoção da cultura e da cidadania.
Elas não são apenas um lugar comum e material, mas carregam o bem soberano e eficaz da educação, um bem indispensável para o convívio familiar e social.
A Mídia, aquela distorcida, que forma no sentido contrário, que oferece arquivos de jogos digitais que incentivam à violência e envenenam a mente, como aconteceu com Guilherme e Luiz Henrique, se pudesse apagaria todo traço de educação que carregamos dentro de nós, mas que muitas vezes abandonamos no decorrer do caminho. 
Que os alunos da Escola Raul Brasil, voltem às aulas no edifício reformado, marcando seus passos bem suavemente, assobiando alegres pelo jardim da Escola.