sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Homenagem aos Professores, mestres incansáveis

16 outubro 2020 - 05h00
A missão do professor é sublime e grandiosa, com o seu dinamismo fascinante, exigente e atraente, requerendo dedicação, empenho, generosidade e determinação. O trabalho nesse campo tão complexo, sobretudo em tempos de isolamento dos alunos, das aulas virtuais, não é nada fácil. Tarefa difícil, pois consome todas as energias e fadigas do dia-a-dia.
Além de entender a cultura, o professor deve estar preparado para enfrentar os desafios dos encontros on-line e trabalhar para que os alunos, mesmo ficando em casa, não parem de aprender, partilhando, à distância, a vida e as dificuldades deles e formar o intelecto e o espírito. Nesse sentido o professor deve ser educador e ser criativo para falar aos alunos nas reuniões com vídeo. Falar de todas as realidades humanas em suas mais variadas expressões e dimensões, tendo sempre como ponto de partida a dignidade da pessoa e o cultivo de uma ética voltada à orientação do futuro dos alunos. 
Oxalá os alunos pudessem ter as condições favoráveis para conjugar a própria vida harmoniosamente, sem traumas e transtornos, ao se deparar desde o tempo da infância com a família, a escola e a sociedade. Três ambientes que marcam indelevelmente e formam a personalidade dos filhos, dos alunos, dos cidadãos e futuros profissionais. 
Nestes meses sem aulas presenciais, precisou de um cuidado especial para cativar o interesse dos alunos a trabalhar ficando em casa, continuando a absorver novos conhecimentos nas várias áreas do saber humanista, literário e científico.
No esforço conjunto entre pais, alunos e professores, o aprendizado à distância pode trazer frutos, sem prejuízos, para uma educação de qualidade e com certeza os modernos recursos tecnológicos ajudarão os alunos a interagir, aprendendo, ainda que remotamente.
De modo geral, para algumas instituições públicas e particulares de ensino, a implantação de recursos on-line não é de fato, nenhuma novidade. O que esse momento atípico de isolamento social colocou em evidência foi a maior necessidade do uso de ferramentas digitais.
E, dessa forma, a transição das aulas presenciais para o ambiente totalmente digital não foi um empecilho para os estudantes.
Profissionalismo e competência são elementos indispensáveis e fundamentais para levar adiante o ensino e a formação cultural dos alunos. Neste período exige-se dos professores maior esforço e preparo intelectual, humano e espiritual e uma melhor atualização nos conteúdos e na linguagem. O testemunho dos professores, sempre solícitos e compreensivos, tornar-se-á uma luz e uma direção que darão plenamente sentido à caminhada dos alunos.
O maior presente e a singela homenagem aos professores se dão, se houver uma verdadeira colaboração entre a escola e a família, dividindo responsabilidade para viabilizar melhor os processos educativos dos filhos e dos alunos.