terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Jd. São Bernardino, um Bairro bem conservado e bastante religioso

12 fevereiro 2021 - 05h00
Balanço a cabeça como se ainda não conseguisse acreditar naquilo que vi ao chegar ao Bairro de São Bernardino em Suzano, do outro lado da linha férrea. Há muito tempo não via um bairro com um novo visual pela nova pavimentação asfáltica, realizada durante a Administração do Prefeito Sr. Rodrigo Ashiuchi.
As ruas e as estradas de um canto ao outro do bairro todas bem asfaltadas, com camada superior capaz de resistir sem rachaduras (esperamos) ao tráfego de carros, caminhões e ônibus, oferecendo condições mais confortáveis de trânsito.
Um respeito pela população por parte da Prefeitura, que ainda continua criando com suas maquinas, que por ser domingo estavam paradas, espaços paisagísticos no território bem periférico da cidade de Suzano. 
Um grande investimento, claro, mas é um dinheiro bem aplicado e não desviado. O Sr. Prefeito Rodrigo Ashiuchi se move com uma energia decisiva, come se soubesse o que é melhor para os moradores. Os mesmos serviços, penso que já foram ou estejam ou serão realizados também, em outros bairros de Suzano. Tais e outros serviços lhe valeram a reeleição a Prefeito, com a sensação de ter feito o melhor no seu primeiro mandato. Resta agora ver os frutos e as melhorias sociais e urbanísticas no seu segundo mandato.
O povo vem traçando no Jardim São Bernardino uma nova história. Com a sua identidade nordestina o povo passou a ver com bons olhos a cidade de Suzano. Nela, após um início duro e uma vida sacrificada, os moradores viram o governo municipal investir no bairro e aos poucos valorizarão também a identidade suzanense e a história da cidade. Sem dúvida a Prefeitura levou o último bairro localizado do outro lado da linha férrea, a um crescimento urbano, cultural e social.
O crescimento religioso tem um destaque maior. O que me impressionou foi a elevação das paredes para a nova Igreja dedicada a São Judas Tadeu, com a capacidade de receber mais de 600 pessoas. Isto, porque a Santa Missa que se celebra na Igreja, não é apenas para o povo, uma recordação da infância, mas um tesouro dos mais valiosos, se tornando um bem soberano e precioso. De fato, me impressionou a chegada no grande salão, adaptado para funcionar como Igreja, de núcleos familiares, embora saibamos que nos dias de hoje, são poucas as famílias que frequentam a Igreja levando todos os membros que moram no lar.
Geralmente acontece que a família toda se une, quando se trata de irem ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Da mesma forma, no Jardim são Bernardino, as famílias estão saindo de casa, se dirigindo aos domingos com todos os membros, para a Igreja que nos dizeres de povo, passará a ser o Santuário de São Judas Tadeu.
Para o Pároco, Pe. Álvaro, o futuro é de grande expectativa.
A fé sustenta todo o seu esforço, sua luta e os avanços na construção da Igreja.
No entanto, o que vale hoje, é o grande salão, onde o povo se reúne para rezar, dar glória a Deus e invocar São Judas, seu padroeiro. O local, não é mais um lugar qualquer. É o lugar onde brilha a luz divina, atraindo o povo em romaria, para se dirigirem ao futuro santuário. Assim, caminhando juntos, pais e filhos transformarão o vínculo paterno, materno e filial, em vínculo sagrado e abençoado por Deus.