Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 27 de maio de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/05/2020
DIARIO DE SUZANO SOLIDÁRIO
CEMEAP
PMMC RETOMADA
COLUNA

Padre Carmine

E-mail para contato: pecarmine@yahoo.com.br

Morte e Ressurreição, nos libertando do Covid 19 e de todo mal

09 ABR 2020 - 23h59
Nos anos passados, na Sexta-Feira Santa às 15 horas, os cristãos do mundo inteiro lotavam as Igrejas, por ser o dia que lembra a Paixão e Morte de Jesus Cristo na Cruz.
Um dia de silêncio, de meditação, levando o Cristo morto em procissão pelas ruas da cidade, do bairro e das periferias. Se encenava o triunfo de Jesus em Jerusalém, a sua última Ceia Pascal e o drama da condenação, flagelação e crucifixão.
Este ano, os cristãos estão buscando no isolamento em suas casas o sentido de tudo aquilo que aconteceu a Jesus. Deus, tendo assumido a condição humana e todos os embates sociais, nunca desprezou e nunca quis voltar atrás, indignado pelas humilhações e injustiças que vinha sofrendo, até se submeteu ao pior castigo, ao carregar a cruz e nela ser crucificado. A Sexta-Feira Santa deste ano é inédita e inusitada, sem adornos litúrgicos e artísticos. Mas, algo a mais está tocando o coração das pessoas, algo que no plano racional não dá para entender.
Somente quem descobre o Deus humano, humilde, pobre, solidário, misericordioso e injustiçado e a Ele se apega, porque em tudo se fez com nós, sem nunca se apoderar da sua divindade para mudar o rumo dos ataques contra Ele, reconhecerá que não há outra pessoa tão próxima e apaixonada de cada um de nós a não ser a Deus. A Ele, simultaneamente podemos chamar de Pai, Amigo, Advogado e Defensor, quando alguém ou a nossa consciência nos acusa e de maneira irracional invoca o castigo de Deus.
Domingo será a Páscoa dos cristãos. A cada um de nós, a toda a humanidade, Deus oferece o Dom da Ressurreição após a morte. Enquanto os sinais de morte se expandem no mundo inteiro devido ao coronavírus, de boca em boca, de casa em casa, de igreja em igreja, corre a bela notícia: "Jesus ressuscitou". Tudo é surpresa e espanto. Tudo é certeza e encanto. Da logica da morte á logica da vida. “Que nas ruas e nas casas, cessem o pranto e a tristeza, cessem as vozes que espantadas gritam: morte, morte”. Se o Covid-19 prostrou e perturbou a humanidade, no amanhecer do dia de Páscoa, brilhe sorridente o sol da vida.
O Filho de Deus, crucificado e enterrado, ressuscita dos mortos e vitorioso anuncia que a vitória será sempre da vida e do amor e não do ódio e da morte.
Se o homem experimenta a morte causada pela velhice, pela doença, por uma calamidade ou pelas armas dos que tiram a vida dos outros, depois da morte, a fé nos leve a acreditar na vida e na ressurreição. Se no cemitério tudo parece túmulo, tudo é túmulo, no céu tudo transborda de luz, de vida, de paz, de sinfonia e melodia eterna. Era o pôr-do-sol, quando Jesus foi sepultado, antes de escurecer e passou a noite de sexta-feira e o dia de sábado no sepulcro, no ventre da terra. Os guardas vigiavam o sepulcro para que o corpo de Cristo não fosse roubado pelos discípulos. Mas o túmulo rompeu-se e a pedra rolou. E Cristo, que fora desfigurado pela flagelação e crucifixão, ressuscitou livre dos laços da morte e vencedor.
Na certeza de sairmos do isolamento com um novo jeito de lidar com as realidades humanas e religiosas e com um aprendizado valioso e proveitoso, apresento, em comunhão com a Diocese de Mogi das Cruzes, com o nosso Bispo Dom Pedro Luiz e com os padres que trabalham na cidade, sinceros votos de Boa Páscoa às autoridades do município e à querida população suzanense.
PMMC RETOMADA
BANNER APS DESKTOP
SANTA CASA SUZANO

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias
PMMC RETOMADA
SANTA CASA SUZANO