sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O início da Quaresma

04 março 2022 - 05h00

<CW-17>As Igrejas Católicas de todo o Brasil e do mundo inteiro ficaram lotadas na Quarta Feira de Cinzas. Não foram as ruas, os salões ou os sambódromos a se encherem de gente, mas as Igrejas. O espetáculo encantador do Carnaval foi adiado ou não acontecerá. O povo continuou a vida real, conseguindo evitar festanças e aglomerações em grandes eventos, desperdiçando energias em folias carnavalescas.
O povo deixou passar o Carnaval, mas não deixou de marcar presença na celebração de Quarta Feira de Cinzas, lotando as Igrejas.
A Palavra Carnaval coloca em evidencia o divertimento, mas nãos os abusos da carne. Vale sim, se divertir e dar uma parada à correria do dia a dia, mas o que vale de verdade é a festa e o descanso dominical, é a luta pela vida, pela justiça, pela paz, em família e no mundo inteiro. Por isso, o povo não pode cair na falsa ilusão de alcançar o sentido da verdadeira alegria no Carnaval, mas é convidado a se apegar a Deus e na celebração das Cinzas, reconhecer a sua fragilidade e pequenez humana, pedindo a Deus nova força, novo alento e nova esperança.
Nasce no olhar do povo e sobretudo do pobre e do homem sensato, a certeza de que a história, a cultura, a fé se constroem libertando o ser humano do cruel destino de morrer numa maca por não conseguir um adequado atendimento e impedindo que o indivíduo viva sem saber ler e escrever.
O Brasil carrega nas costas da história uma certa vergonha pela escravidão sofrida pelos africanos, pelo analfabetismo, pelo racismo, pela fome. Tudo poderia ser diferente se a colonização não tivesse escravizado índios e africanos, se ao longo da história os bens públicos tivessem sido administrados conforme uma política de cunho social, uma política que não deixasse aumentar as desigualdades sociais.
A Quarta feira de Cinza, a Quaresma e a Campanha da Fraternidade visam melhorar o coração do homem e querem lembrar o dever de oferecer ao povo tudo aquilo que de direito ele precisa: casa, saúde, educação e segurança.
Não custa investir tudo o que for necessário para alcançar esta meta e melhorar o cenário social, eliminando as desigualdades sociais, o desemprego, a violência e a exclusão social. Veremos um novo brasil surgir das cinzas, um novo povo, uma nova pátria, uma nova ordem. Com a Quarta Feira de Cinzas, com a Quaresma e com a Campanha da Fraternidade inicia um tempo forte de conversão, purificação e renovação. É um tempo para o espírito devolver às pessoas, aos fiéis, novas energias e novo vigor. O calendário da Quaresma comporta quarenta dias de preparação para a Páscoa, mas também quer levar as pessoas de boa vontade a dar maior sentido, consistência e transparência aos projetos familiares e profissionais.
O povo é chamado a dar maior sentido à fé, à prática religiosa, às virtudes e ao amor para com o próximo.
O Brasil não pode se sentir grande apenas por ter o melhor Carnaval do mundo ou o melhor time de vôlei ou de futebol, para depois seguir vivendo no subsolo da pobreza e do sofrimento pela falta de recursos na saúde, na educação e na segurança.
Deve integrar aos dois grandes acontecimentos também, a esperança de dias melhores, fazendo brilhar a verdadeira alegria no coração dos brasileiros.