quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Os dias 21 e 22 de março marcam vida da natureza

18 março 2022 - 05h00

No próximo 21 de março inicia-se o outono e no dia 22 comemoramos o Dia Mundial da Água. O Outono já está mostrando a sua cara, não querendo sorrir. Nas tardes tudo é tão escuro, negro, fechado como a noite. Chega de tanta chuva.
O sol virá para dar nova vida à natureza. O verão está terminando e ao se despedir vem derramando muita água nas ruas, destruindo e alagando, mas também, renovando a vida da terra, das plantas e plantações, das flores que brotam da terra.
Maior atenção é para a data de 22 de março, Dia Mundial da Água. 
Os órgãos competentes das Secretarias do Meio Ambiente dos municípios, organizam a Semana da Água, com palestras, debates, workshops que abordam o consumo, o reuso, a poluição e a preservação da água. 
Como queríamos ver água sem filtro sair das torneiras e matar a sede, água limpa nos riachos da cidade, água para o povo do sertão. É tão grave a situação da água no Brasil e no mundo inteiro que precisamos ter muito cuidado para não desperdiçar quando dela fazemos uso doméstico, agrícola ou industrial.
Incomoda, também, a situação de deixar correr o esgoto, lixo, entulho nos rios sem o necessário tratamento.
A água, um bem comum, como o ar, deve estar ao alcance de todos. A falta de água nas regiões tropicais e sobretudo no período da seca é a maior preocupação dos nordestinos. Os carros-pipa e as cisternas, substituem a falta de água encanada.
A maioria das internações são em decorrência de ingestão de água contaminada, o que torna primordial repensar sobre a utilização dos recursos hídricos.
É preciso que, através da mídia, sensibilizemos a sociedade para a necessidade de nos darmos as mãos numa cruzada pela salvação de nossos recursos naturais, ou seja, da "humanidade".
Pagamos a conta da água, mas não a temos com qualidade. Os meios de transformação de água potável, são muito limitados ou inexistentes. A saúde depende da água. A maioria das doenças do planeta são causadas pelo uso de água imprópria para seu consumo humano. À água potável é fundamental para a vida. Não há povo sadio sem água de qualidade para seu consumo.
Água, terra, alimentos, dons de Deus, são direitos de todos. Precisamos nos mobilizar para que esse direito da água para todos e com qualidade seja efetivado para as gerações presentes e futuras. Por isso não podemos aceitar que as grandes empresas queiram impor o valor econômico sobre este precioso e necessário elemento de vida. Reduzi-lo a um produto, significa ter uma visão distorcida, reduzida e contrária ao plano de Deus.
A água não pode ser mercadoria, é um bem de todos.
Esperamos que a partir do dia 22 de março haja uma verdadeira contribuição para a conscientização de que precisamos garantir que a água permaneça fonte de vida abundante para todos.