sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

São Paulo de um pequeno aldeamento aos grandes arranha-céus

23 janeiro 2020 - 23h59
O Estado de São Paulo e a grande cidade homônima que nele encontra-se tem o nome do apóstolo Paulo. Por sua vez, a cidade de São Paulo comemora e festeja no dia 25 de janeiro o aniversário de fundação e o dia de seu padroeiro.
Em homenagem a São Jose de Anchieta que desde o início da sua missão na Terra de Santa Cruz quis anunciar o Evangelho inspirando-se ao apostolo Paulo, a cidade e o Estado passaram a ter como padroeiro Paulo Apóstolo. Quem não se lembra de São Paulo? O meu amigo e advogado dr. Carlos Molteni considera o apóstolo Paulo uma das grandes figuras do cristianismo e nas conversas ou nas mensagens de Natal que envia aos amigos o dr. Carlos desenrola seus pensamentos a partir da teologia de São Paulo e das Cartas Paulinas.
Desde o início da missão de Cristo, Paulo se posicionou contra o galileu e seus discípulos, considerando subversiva a sua ação no meio do povo. Aconteceu, porém o inesperado: de adversário, inimigo e perseguidor de Cristo e dos cristãos, passou a ser o apóstolo decidido a dar a sua vida pelo homem de Nazaré. Entre ele e Cristo aconteceu uma fusão que o levou a declarar em suas cartas: Não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. Que a proteção do apóstolo Paulo se estenda sobre a cidade de São Paulo e sobre todo o Estado, liberte as pessoas de todos os males, e no meio da escuridão que envolve uma parte da humanidade faça aparecer os traços luminosos da presença do Senhor.
Quando a cidade de São Paulo começou a ser construída, a mata atlântica chorou por ser destruída ao ceder suas terras aos homens de engenho.
As águas do rio Tietê, tão lindas e limpas, ficaram tristes com a sujeira espalhada em muitos traços do seu interminável percurso.
Que o povo paulistano avance firme, construindo não somente um grande poder econômico, mas também, igualdade, justiça e a paz. Construindo uma cidade sem violência, roubos e assaltos, sem moradores de rua, sem desemprego e sem droga.
São milhões os paulistanos da cidade e dos subúrbios que a cada dia manifestam uma evidente explosão de vida, de consumismo, de correria, de intenso movimento comercial e humano pelas ruas, nos trens e no metro.
Que toda a população possa encher seu peito de orgulho, de paixão pela vida e
de ardor missionário a exemplo do apóstolo Paulo, para irradiar com a luz do Evangelho todos os cantos da cidade e todos os corações.
Cada paulistano e cada cidadão que mora no Estado de São Paulo possa abraçar a nobre causa do apóstolo Paulo, chamado pela sua incansável vida missionária: o “Apóstolo dos povos”. A cidade e o seu Estado tornem-se lugar de esperança, de vida, de livre, humana e fraterna convivência.