Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 20 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/09/2020
CEMEAP - SETEMBRO
PMMC COVID LAR
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
COLUNA

Pedro Alves Benites

É presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano e 2° Tesoureiro da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo

A importância da indústria em Suzano

24 JUN 2020 - 23h59
Suzano é uma cidade jovem, completou 71 anos em 2020, e sempre foi conhecida pelo seu crescimento e desenvolvimento. Até 1949 era apenas um distrito de Mogi das Cruzes, mas seu progresso rápido permitiu que se tornasse uma cidade. E desde então Suzano se tornou um município próspero, onde muitas pessoas encontravam bons empregos e criavam raízes. Isso aconteceu principalmente pela presença da indústria aqui - essa sempre foi uma característica positiva de Suzano, as grandes empresas sempre fizeram parte da nossa história.
Como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, posso afirmar que a presença da indústria em um município é fundamental para que toda a economia se fortaleça. Ela oferece bons empregos, com salários e benefícios aos trabalhadores, e se transforma em um ponto de atração para uma série de outros empreendimentos, como empresas de fornecedores, alimentação, vestuário, por exemplo. Com a indústria presente, forma-se toda a uma cadeia de produção na cidade e a população se beneficia.
Para a sociedade, a oportunidade de trabalhar na indústria leva os jovens a fazerem cursos técnicos, como no Senai, por exemplo. E também existe a possibilidade dos jovens concluírem uma faculdade para igualmente trabalharem nas fábricas. Quem não quer que o filho ou a filha se forme engenheiro ou técnico para trabalhar perto de casa, recebendo um bom salário e com uma carreira sólida? Esse é o sonho de todo pai e e de toda mãe.
Com o passar do tempo e a modernização da sociedade, a indústria vem se retraindo. Hoje em dia, com a globalização e a chamada indústria 4.0, os grandes grupos empresariais conseguem produzir muito mais, com muito menos. As plantas produtivas não precisam estar espalhadas pelo mundo inteiro, e com o passar do tempo a tendência é que cada grupo tenha menos unidades, com produtos cada vez mais modernos e com tecnologia de ponta.
Aí que entra o desafio. Quem conseguir atrair as indústrias para seu país, seu estado ou sua cidade, terá uma enorme vantagem. Os empregos continuarão sendo bons, exigindo formação dos trabalhadores, mas o município certamente colherá frutos se conseguir alcançar esse resultado. É muito importante que as cidades tenham sistemas de educação fortes, capazes de formar e requalificar seus trabalhadores. Isso fará com que as novas gerações sejam capazes de ocupar os melhores cargos, mantendo os salários no próprio município. O termo "cidade dormitório" ilustra bem esse raciocínio, com as pessoas se deslocando para um município apenas para trabalhar, indo e voltando para casa todos os dias. Ninguém quer isso.
Suzano sempre foi ligada às indústrias de grande porte, sendo pioneira na região em atrair investimentos estrangeiros e receber aqui empresas conhecidas em todo o mundo. Muitas já não fazem mais parte dessa realidade, infelizmente, mas é fundamental que o município mantenha sua tradição histórica e tenha planos para atrair investimentos. Somente assim teremos uma economia forte e próspera, com a garantia de bons empregos e progresso para as novas gerações.
BANNER APS DESKTOP
PMMC COVID LAR
PMMC COVID SAÚDE

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias