terça 16 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

8 de outubro Festa em Suzano de São Charbel

06 outubro 2017 - 06h00
A colônia libanesa do Alto Tietê, constituída de imigrantes e descendentes recebeu como dádiva divina na Terra do Líbano a pregação de Jesus, a pregação dos Apóstolos e a pregação do monge São Maron que fundou na Síria onde ele vivia e depois no Líbano a Comunidade Católica Maronita acolhendo nela não apenas aqueles que queria se monges como São Charbel, que se tornou santo, mas também os libaneses que moravam nas montanhas do Líbano.
Logo em seguida, quando São Maron encontrou uma brecha para pregar o Evangelho nas áreas urbanas ocupadas pelos árabes, convidou toda a população a fazer parte da Comunidade Maronita. Os libaneses católicos são maronitas, pelo fato de São Maron e seus monges terem sido os defensores do cristianismo no Líbano. Muito sofrida foi a saída dos imigrantes libaneses ao Brasil, de navio, com poucos recursos, numa terra bastante afastada do Mediterrâneo. Hoje os libaneses viajam rumo à terra de origem no conforto do avião, e curtem o fruto de anos e anos de trabalho dos imigrantes, continuando a valorizar o patrimônio familiar, cultural, social e religioso do Líbano. Mas me parece que o patrimônio religioso começa a ser descartado pelas novas gerações. 
Uma outra grande dádiva de Deus aos libaneses imigrantes foi a presença desde os primórdios da emigração, de padres libaneses maronitas que ficaram ao lado dos imigrantes que se estabeleceram no Brasil, na Venezuela, na Argentina, no México. Hoje podemos dizer que o país com mais católicos maronitas é o México. Pude constatar isso visitando o México, onde encontrei várias Igrejas com a Sala das Promessas cheias de lembranças deixadas por graças recebidas de Deus com a intercessão de São Charbel. 
A terceira grande dádiva de Deus aos libaneses residentes na região do Alto Tietê foi criação da Paróquia Maronita de São Charbel em Suzano, desejada pelo Patriarca do Líbano, Sua Beatitude Bechara Pierre Rai e concretizada pelo Bispo Maronita Dom Edgar Madi e com a aprovação do Bispo responsável do território do Alto Tietê, Dom Pedro Luiz Stringhini. A realização foi possível após uma primeira conversa realizada na casa de Dom Edgar com a presença de libaneses e após uma segunda conversa realizada na casa de Dom Pedro Luiz, com a presença de um grupo de libaneses.
A quarta dádiva de Deus será, olhando para o futuro, a chegada em Suzano de padres libaneses maronitas. De fato, estes já trabalham nas outras nove paróquias maronitas implantadas no Brasil. Os padres, que no futuro virão em Suzano, se estabelecerão na cidade para continuar a manter viva a comunidade dos libaneses católicos maronitas. Com muito trabalho, se dedicando de alma e corpo à comunidade maronita, conhecerão os libaneses que residem no Alto Tietê e darão mais vida à paróquia de São Charbel.
No entanto, toda a comunidade católica maronita e a população é convidada neste domingo às 16.30 a acolher o Bispo Maronita, Dom Edgar Madi que presidirá na Matriz de São Sebastião a Santa Missa em louvor a São Charbel participará a uma confraternização. Dirigiam este convite aos familiares, aos descendentes da nova geração e a outras famílias.