terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A arte forense, culinária, literária e filosófica do Dr. Carlos Molteni

05 janeiro 2018 - 05h00
Ao comemorar no início de janeiro mais um ano de vida do advogado Dr. Carlos Molteni, quero apresentar aos leitores a sua poliédrica figura de advogado, bom cozinheiro, fanático pela leitura cotidiana, a ponto de ler 40 livros por ano.
Estive conversando com ele várias vezes, degustando a sua deliciosa comida, o excelente vinho das vinícolas italianas e sobretudo me alegrando com a sua fé, com a sua sabedoria e filosofia de vida. Fico encantado quando ele fala do grande apóstolo São Paulo e dos grandes teólogos São Tomás de Aquino e Santo Agostinho.
No que posso, tento de dialogar com ele sobre o que pode nos dar a certeza de abraçar as verdades da fé cristã. O seu discurso sobre a vida, não lhe faz ter medo da morte. Conversando, ele me diz “todos viveremos eternamente com o nosso espírito”.
Aceno, dizendo que a vida espiritual após a morte não exclui a vida nova também do corpo ressuscitado, transfigurado e intransferível.
É culto, pesquisador e leitor. Para consolidar o que me parece ser um recorde mundial ler 40 livros por ano, normalmente as estatísticas apontam a média de 15 por ano nos países mais avançados culturalmente, ele me diz que consegue em quatro ou cinco dias ler um livro de 200 páginas. Ao oferecer-lhe um volume da vida e pensamentos de São Tomás, ficou imensamente feliz. Após o seu trabalho no escritório de advocacia, se retira no seu apartamento, ouvido música e dedicando duas ou três horas à leitura.
Lê com suave e paciente atenção, sem pressa de parar, seja quando está em casa e quando viaja com a preciosa companhia de dona Catharina, conhecida e chamada pelos alunos quando ensinava, de tia Nice.
Num cruzeiro, quando todos deixaram o navio para ficar na cidade o dia inteiro, ele descansando a bordo do navio mergulhava na leitura. Nunca sofre de tédio, por se dedicar também a cozinhar. É de acreditar na sua arte culinária, porque prepara pratos de comida com inspiração e paixão. Posso testemunhar isso por ter sido convidado antes de Natal a participar de um jantar preparado por ele e abrilhantado com vinho de excelente qualidade e como de costume, pois esta ceia vem acontecendo há muitos anos, presenteou os convidados com uma bela e bem iluminada mensagem de Natal.
O apartamento do Sr. Carlos está cheio de arte, poesia, orações, mitos, livros e discos de música clássica. Formado em Direito, Carlos Molteni é filho do imigrante Carlos Molteni, casado com Agostina Maida, falecida após 11 anos de casamento num desastre automobilístico e com a qual teve 4 filhos: Guido, Elvira, Carlos e Luciano. Grande é o reconhecimento que o pai de Carlos recebeu em Suzano, por ter sido um emérito benfeitor. Foram tantos os projetos que ajudou a realizar na construção do primeiro Centro de Saúde, da primeira Escola Estadual, do Salão Paroquial de São Sebastião e da Santa Casa da Misericórdia. Carlos Molteni filho herdou do pai o amor pela arte e pela cultura, buscando a cada dia novos conhecimentos. Acredita no mundo dos anjos, dos espíritos e dos corpos ressuscitados. Acredita na vida que saboreia espiritualmente e socialmente, deixando para os filhos Carlinho, Sonia e Silvia e para os seus amigos belas lembranças, a semelhança do pai Carlos Molteni lembrado na Rua a ele dedicada em Vila Amorim e na Escola Estadual localizada em Parque Maria Helena. Sem dúvida nenhuma, a família Molteni marcou a história de Suzano.