Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 02 de julho de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/07/2020
Cemeap
COLUNA

Padre Carmine

E-mail para contato: pecarmine@yahoo.com.br

A cidade de Assis, Casa comum para todas as religiões

03 OUT 2019 - 23h59
Em Assis, ao caminhar pelas ruas de pedras e estreitas da cidade, parece que se irá deparar a qualquer momento com a vida que os habitantes viviam ao tempo de São Francisco. Aliás, e que ruas! Lindas, encantadoras. Perca-se muito por elas ao visitar a cidade. A terra de São Francisco, cuja festa é celebrada no dia 04 de outubro, leva os peregrinos e turistas a viverem momentos de reflexão, meditação e silêncio.
Os lugares e pontos turísticos de Assis levam a refletir sobre as pegadas deixadas por São Francisco, que por estarem com raízes bem profundas no Evangelho da vida, do amor e da paz, são apreciadas e bem vistas por todas as Religiões. A Vida, o Amor e a Paz são os três pilares de todas as Religiões.
A terra de São Francisco é muito querida por ser rica de tradições religiosas, bem abertas a acolher todas as pessoas, de qualquer crença.
A história de Assis não diz apenas respeito a São Francisco, mas a toda a Igreja que viu seu vulto o e o vulto de muitos cristãos se transformarem e se aproximarem mais do espírito do Evangelho, que Francisco encarnou de maneira radical.
Era uma Igreja que saía das sombras do poder e do ter. Uma Igreja de braços abertos para criar ritos criadores de novos laços lançados a todas as criaturas e a toda a criação. O mundo, a terra, as águas, o sol, a lua, os pássaros, os rios e sobretudo o amor a Cristo se amalgamaram com a mística e a espiritualidade de Francisco, que após ter ouvido aos pés da Cruz na Igreja de São Damião a voz que o chamava pelo nome, fez ressoar essa voz, que era a de Cristo, no mundo inteiro e em toda a Criação.
É justo dizer que as principais religiões: cristã, judaica, islâmica, africana, budista, indiana, viviam bem longe uma da outra perdendo força em lutarem juntos pela vida, e pela paz. Hoje, porém, o abraço entre os líderes das antigas religiões tem hora e lugar para acontecer, é na cidade de Assis, que em várias ocasiões já acolheu os líderes das grandes religiões.
Hoje o espírito franciscano, cheio de ternura, simplicidade e despojamento que só pode ser a outra face da misericórdia e da ternura de Deus e de Cristo, atrai muitos jovens, e muitos adeptos de quase todas as crenças.
Em Assis todos os cantos da cidade são velados de sagrado. Quanta poesia e mística no Cântico das Criaturas de São Francisco.
“Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas especialmente o senhor irmão sol, o qual faz o dia e por ele se alumia, que é belo, radiante, com grande esplendor de Ti. Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua, pelas estrelas que no céu formastes, claras preciosas e belas. Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento, pelo ar, pela nuvem, pelo sereno e todo tempo pelo qual dá às tuas criaturas o sustento.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, que nos é muito útil, úmida, preciosa e casta. Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo, pelo qual iluminas a noite, ele é belo robusto e forte. Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra que nos sustenta, governa e produz diversos frutos, flores coloridas e ervas.
Talvez um pouco desse espírito franciscano seja algo de que todos precisemos, se quisermos dar mais um passo adiante e entrar no mundo fascinante da natureza, como amigos, sem prepotência, sem arrogância mas com tanto respeito pela Mãe Terra
BANNER APS DESKTOP

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias