quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A permanência de Estevam Galvão de Oliveira na política

08 novembro 2018 - 22h59
A campanha eleitoral do Dr. Estevam Galvão de Oliveira tomou um rumo totalmente desafiador, pois muitos acreditavam que ele teria chegado ao fim de sua unção como político e deputado estadual.
A vitória confundiu quem desconfiava de que ele seria eleito novamente. A euforia dos que torciam para que ele continuasse na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, chegou a ser incontida e houve abraços cheios de carinho por parte dos eleitores que apoiaram a sua candidatura.
A eleição do ex prefeito de Suzano a deputado estadual, já no seu terceiro mandato, ultrapassou todas as expectativas. Com certeza, no silêncio de seu coração Estevam agradeceu muito a Deus e aos seus eleitores.
Tentar traçar o seu histórico de político, como prefeito de Suzano eleito por quatro vezes, como deputado federal durante um mandato e como deputado estadual bem votado em três campanhas eleitorais, seria tentar imaginar uma história política sem fim. 
A trajetória de anos a fio na política, suscita sentimentos de admiração e de grandeza, mas também provoca críticas e discordâncias.
É certo que o engajamento do Estevam na política foi seguindo um rumo constante e continuo até os dias de hoje, mesclando promessas e serviços, perguntas e dúvidas, ansiedades e bloqueios. Talvez seja este o caminho que se apodera paulatinamente dos sonhadores. 
O casamento de Estevam foi com dona Viviane, excelente mulher, mas também com a “política” com a qual ele parece viver uma normalidade familiar e cotidiana. De ambas as partes, o casamento lhe permite comemorar e festejar as alegrias familiares com a sua esposa, com as suas duas filhas Carolina e Daniela, com seus genros e netos e mais ainda, os familiares e amigos o ajudam a acreditar num futuro melhor, mesmo quando os horizontes parecem fechados.
O discurso de Estevam tem ainda hoje um timbre e um jeito de falar plenamente lúcido e convincente, sua voz de sino transborda de eloquência e competência ao apresentar novos projetos.
Estevam conduziu a política suzanense deparando-se com a grande migração dos nordestinos na cidade. 
Por estar à frente da administração municipal, se envolveu numa série de problemas, que apesar de se passarem longos anos, ainda exigem respostas diante das necessidades que vem surgindo no centro da cidade, nos bairros e nas periferias. 
Estevam continuará a trabalhar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com um olhar de esperança em arrecadar recursos para Suzano e outros municípios. 
Há indicadores pontuados apenas por admiradores, que mostram ser difícil que Estevam se torne uma estrela esmorecida.
Suzano o acolheu como um jovem que se estabeleceu nesta cidade, para frequentar as aulas na Universidade de Mogi das Cruzes. Buscou um emprego e se deu bem na política suzanense, por ter sido eleito em 1973, na 7ª Legislatura como o vereador mais bem votado. De lá pra cá ele assumiu por quatro vezes o mandato de Prefeito, uma vez o mandato de Deputado Federal e três vezes o mandato de Deputado Estadual. Parece que o seu estado de alma se espelha na família, na política e na fé em Deus.