sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Adversidades

17 agosto 2019 - 23h59
Quando vêm as adversidades, pensamos que nunca sairemos dessa fase difícil. Muitas vezes nos entregamos aos problemas e ficamos inertes e desanimados. Os resultados da nossa vida não são determinados pelo que nos acontece, mas pela forma como reagimos a tudo o que nos acontece. Quando as coisas não acontecem como havíamos planejado, quando as circunstâncias se voltam contra nós, quando a vida se torna um desafio maior do que pensamos poder enfrentar, a nossa reação, ou resposta imediata, normalmente, é negativa. Isso se aplica, especialmente, quando enfrentamos mudanças inesperadas. Chegamos, muitas vezes, ao desespero porque consideramos os problemas do ponto de vista estritamente humano. 
A Bíblia nos traz o grande exemplo de Neemias, que foi um grande homem não apenas por sua capacidade administrativa, mas também por lidar bem com as adversidades. Neemias recebeu más notícias a respeito de Jerusalém, a sua terra natal. A cidade estava em ruínas. O caos estava instaurado. Como Neemias reagiu? Como qualquer um de nós, Neemias a princípio chorou, lamentou-se por alguns dias. Mas não ficou prostrado, absorvido pelo desespero. Teve posicionamento. Jejuou, orou e agiu. Colocou-se, ele mesmo, como parte da solução. Como você reage quando tem más notícias? Aquele que teme ao Senhor e confia no Seu poder, de modo algum teme as más notícias. (Salmo 112:7-8) Pode faltar o dinheiro, podem vir enfermidades, problemas de diferentes ordens, seja o que for, ele não se entrega ao desespero. No caso de Neemias era a cidade de Jerusalém, que precisava ser restaurada. Por muitas vezes, os inimigos de Neemias vieram com estratégias maldosas para que ele parasse a obra e não edificasse os muros de Jerusalém. Contudo, ele não se intimidou. Não só acabou de construir o muro, que cercava e protegia a cidade, como também o inaugurou em tempo recorde - 52 dias. (Neemias 6:15) 
O rei Davi também enfrentou uma situação desesperadora em Ziclague, narrada em I Samuel 30:1-6 - "Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo. E tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão somente os levaram consigo, e foram o seu caminho. E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos. Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar. Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas; Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita. E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; Todavia Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus". Imaginemos por um momento essa situação de total desespero. Davi e o povo choraram até não aguentarem mais chorar. E o pior - depois do choro, todos falavam em matar o rei. Davi ficou esperando a morte? Não! Fortaleceu-se no Senhor e começou a agir. "E disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me, peço-te, aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi. Então, consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a essa tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás. Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas". (I Samuel 30:7-19)
As adversidades podem-nos levar a um estado de inércia e estagnação. Mas Deus nos chama para levantar e andar, segundo a Sua direção.