sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Agressões não aparentes

22 julho 2019 - 23h59
Algumas ações que acontecem dentro dos lares rotineiramente não são incluídas ou reconhecidas como agressão, mas são iguais e muitas vezes mais doloridas que aquelas que ferem fisicamente o corpo das mulheres, pois, estas ferem sua dignidade, sua individualidade, seus sonhos e seus projetos de vida.
Mães e esposas cansadas das dificuldades do dia, na dura labuta dos novos tempos para contribuir na manutenção do lar e na criação dos filhos, ao chegar a suas casas encontram suas famílias descansando da dureza de seus trabalhos e de seus estudos esperando ansiosos a comida que a mamãe fará, sem se preocupar que por vezes ela nem se alimentou ainda daquela refeição conhecida como almoço, pois, utilizou o tempo ou dinheiro dessa refeição em algo para a família.
Após preparar a refeição sem ter tido tempo nem mesmo para colocar os chinelos, todos se alimentam felizes e sem muita conversa preocupados com seus amigos "on line", tiram seus pratos rapidamente e os colocam sobre a pia e seguem para seus quartos ou para a sala alimentados e tranquilos. Afinal saciados será muito mais prazeroso assistir a novela, o filme ou conversar com os amigos internautas.
A mãe, a esposa, fica ali mergulhada em seus pensamentos por mais alguns minutos e mais uma vez se dá conta que ainda terá que terminar de tirar a mesa, lavar, enxugar e guardar a louça em seus devidos lugares, adiantar o almoço do dia seguinte, limpar o fogão para que sua casa se mantenha livre de insetos indesejáveis e a saúde de sua família preservada e, somente após cumprir essas tarefas de final de dia é que poderá se ver livre do sapato apertado, que usou durante todo o dia, tomar um banho refrescante e cair na cama, não sem antes preparar o lanche das crianças que seguem cedo para a escola e colocar a roupa de molho na máquina ou no tanque para adiantar o expediente do dia seguinte que começará logo cedo e, que certamente terminará da mesma maneira...
Amanhece ela levanta faz sua higiene pessoal liga a máquina de lavar enquanto faz o café e coloca a mesa, em seguida coloca ordem na casa e já se prepara para estender a roupa que já está pronta para sair da máquina de lavar e que deverão ser passadas assim que tiver uma folga à noite...
Seus sonhos passam longe de sua mente que se mantém ativa em seus afazeres, preocupada com o bem estar de sua família, na maioria das vezes esquecendo seu próprio bem estar e sua saúde.
As horas parecem persegui-la, o corre-corre na faina do lar já vai se findando e ela tem que se preparar, afinal deve ir para seu trabalho, assim como já fez seu esposo, as contas no final do mês se apresentam pontualmente e precisam ser saldadas e sem sua colaboração fica difícil para um só manter com tranquilidade certo conforto familiar.
Passa um creme no rosto para se tornar mais apresentável e esconder o cansaço, uma base para esconder a palidez, o batom e segue para seu trabalho, com um sorriso no rosto.
Os sonhos... Ah! Sonhos ficam para outra hora...