sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Ainda falando em trânsito

01 outubro 2018 - 23h59
A semana nacional do trânsito acabou o dia nacional do trânsito passou, mas ele continua nos noticiários cotidianos...
Acabamos de escrever sobre esse assunto e falamos sobre a responsabilidade de todos nós para que tenhamos um trânsito e uma mobilidade melhor e, nos deparamos logo no início da semana seguinte com acidentes que atrapalharam em muito a vida das pessoas que necessitam se locomover para se dirigir ao trabalho ou aos seus afazeres,
De onde mais esperamos responsabilidade é na realidade onde mais vemos os abusos... Os transportadores coletivos urbanos são talvez os que mais abusam e desrespeitam as normas de trânsito, que se preocupam muito pouco com a segurança daqueles que transportam e dos demais motoristas e pedestres.
Em sua página diária o colunista social e, atento cidadão Gil Fuentes, comentou sobre a falta de responsabilidade no trânsito dos condutores de vans escolares, que deveriam ser os melhores nessa função, afinal são obrigados a frequentar cursos específicos para trabalharem nessa área, entretanto, abusam de maneira abusiva do tamanho de seus veículos, descumprindo todas as normas de trânsito e colocando em risco a vida de crianças e adolescentes que transportam diariamente, vida pelas quais são duplamente responsáveis vez que muitos pais confiam a vida de seus filhos á esses condutores.
São comuns os acidentes com eles e causados por eles que presenciamos frequentemente, fora o abuso e a falta de educação, sejam de condutores ou condutoras desse tipo de veículo.
O mesmo ocorre com as vans de transporte alternativo da cidade, os condutores desses veículos, que são em maior número usam as vias públicas como se fosse propriedade exclusiva deles, trafegam fora de suas faixas específicas, param fora dos pontos, avançam na mudança de cor do semáforo, gritam e falam palavrões se algum motorista reclama e usam seus veículos como armas, acuando pedestres e outros condutores de veículos menores. Como sempre essa não é a regra geral, mas infelizmente é a maioria.
Esta semana, vimos inúmeros acidentes pelas ruas, causados exclusivamente pela falta de atenção dos condutores, batidas na traseira ou frontal, atropelamento sem vítima, graças a Deus, mas todos causaram lentidão no trânsito atrapalhando a vida daqueles que fazem uso de veículos pessoais ou coletivos para se locomover para suas atividades diárias.
Para piorar, estamos em época de campanha eleitoral e tornaram-se comuns as carreatas, onde as pessoas parecem esquecer a segurança sua e de familiares e amigos que transportam. Trafegam com piscas alertas ligados, usam a faixa da esquerda para trafegar em baixa velocidade, passageiros em pé em seus veículos com parte do corpo para fora no espaço do teto solar, braços e mãos completamente fora do veículo com bandeiras que encobrem a visão dos outros condutores, falta do uso do cinto de segurança para a maioria dos passageiros e a direção com uma só mão, foram algumas das irregularidades vistas por quem presta atenção às atitudes dos condutores e passageiros nas vias públicas.
Dessa maneira percebemos que ainda falta muito para que todos entendam que a responsabilidade pela mobilidade com segurança no trânsito é de todos nós...