terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Alicerces de areia

16 fevereiro 2019 - 22h59
Estamos assistindo a acontecimentos desoladores nos últimos tempos, como se tivesse havido um terremoto - tragédias, ruínas, destruição. Vidas que se vão de forma absurda e abrupta. 
Desastres irremediáveis onde antes parecia haver segurança. 
O motivo? Descaso. Alicerces de areia, que não resistem, quando desce a chuva, correm os rios e assopram os ventos. A nossa alma chora e sofre, enquanto seres humanos, dotados ainda de humanidade. Onde está alicerçada a nossa vida? 
Ninguém se engane: areia é areia mesmo. É pó. Portanto, não serve para alicerce de uma casa. Menos ainda para alicerce de uma vida. Esse é o ensino de Jesus, quando disse que há quem construa a sua vida sobre a areia, e há quem a construa sobre a rocha. Mas quem é e onde está a rocha? Na palavra de Cristo: "Todo aquele que escuta as minhas palavras e as pratica assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que construiu a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 
E todo aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína". (Mateus 7:24-27) 
Em outras palavras, todo aquele que absorve e pratica os ensinamentos de Jesus terá chão firme debaixo dos pés. O mundo exterior dele será o mesmo que o dos outros - cheio de convulsões, problemas, tempestades; ele é que será diferente; pois, enquanto outros se desesperam, ele estará sempre acima das crises e das circunstâncias. A palavra de Jesus é rocha sobre a qual podemos construir com segurança, sabendo que estamos construindo para a eternidade. Ela nos lembra o penhasco, que resiste imperturbável ao ímpeto do mar. Se não for assim, será temeridade construir, isto é, viver para construir, uma vez que a vida não consiste na fachada, nas linhas arquitetônicas, na pintura, na aparência; mas sim no alicerce, pois deste depende a segurança do resto. 
Temos que construir com base sólida. De baixo para cima. Esquecendo-se disso, muita gente está fazendo como as crianças, que na praia levantam castelos de areia. Areia sobre areia. 
O homem prudente construiu a sua casa sobre a rocha. A base foi firme. A prudência nos livra de atropelos, de resultados contrários, da perda de tempo, das doenças desnecessárias, das desavenças, das noites mal dormidas, dos juros e correções que a vida nos cobra a duras provas. Levar Deus a sério vai-nos livrar de muitos males.