quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Aluna do Colégio Paulo VI digladia para um lugar nas Olimpíadas

15 dezembro 2017 - 05h00
Laura Elisa Muzel de 15 anos, frequenta o primeiro ano do Ensino Médio no Colégio católico Paulo VI, localizado em Suzano na Rua Firmino Mariano Dias, na Vila Figueira. Na escola, Laura exulta de alegria cada vez que volta de uma competição aquática, com medalha e título na mão. Em junho deste ano conseguiu o título paulista de inverno, classificando-se em 1º lugar nos 200 metros peito, juvenil 1, feminino, com o tempo de 2:37,02. 
 
No mês de novembro conquistou o 1º lugar no Campeonato Brasileiro, realizado em Belo Horizonte, na modalidade 200 metros peito, juvenil 1, feminino, com um tempo acima do esperado, 2:44,97, porém, bem melhor do que o tempo de Manoella Barbosa do Clube Pinheiros, 2ª classificada com 2: 45,99 e melhor do que o de Raphaela Franco do Corinthians, 3ª classificada com 2:47,30. A família, a escola e a Associação Suzanense de Esportes Aquáticos (ASEA) se orgulham pelo surpreendente desempenho de Laura nas competições e sobretudo, pelo primeiro lugar no Campeonato brasileiro, à frente das atletas do Clube Pinheiros e do Corinthians. Talvez, seja por isso, que Laura não deixa de sonhar, num horizonte não muito distante, de participar das Olimpíadas e ganhar o título de campeã olímpica. 
 
Sinalizou de se preparar para as Olimpíadas, participando no dia 5 de dezembro, do Rio OPEN, competindo com muitas outras realezas olímpicas do esporte aquático. Ela nadou devorando os segundos, conseguindo se destacar entre os melhores e grandes nadadores do Brasil. O Clube Pinheiros está de olho e fica em cima dela, para fechar um contrato. 
A suzanense, porém, quer terminar o Ensino Médio no Colégio Paulo VI e não quer morar longe da família. Almeja também, ser freira, na condição de que as Irmãs, que lecionam na Escola e às quais Laura está muito apegada, lhe permitam tirar o habito de freira quando for nadar e competir. O esporte torna puro e elevado o espírito de Laura, que deve muito ao treinador Marcos Roberto Apolinário, ao apoio incondicional da mãe Fabiana, do seu pai Neto e de todos os familiares. Me vejo visitando Laura desde que nasceu, e todo ano me espera no dia de seu aniversário. Quando era criança, a encontrava agachada no sofá de sua casa no Jd. Imperador, se torcendo como uma malabarista com movimentos difíceis e extravagantes. Brincava comigo, pulava no jump e queria que eu também pulasse com o mesmo ritmo dela. 
 
Felizmente o tempo, os embates, os treinamentos e as competições transformaram Laura numa grande atleta, a ponto de sonharmos vê-la um dia coroada com a medalha olímpica. É muita coisa para uma pequena moça de 15 anos, porém, por ter a família e a escola coniventes com a sua paixão pela natação é óbvio que ela chegará lá. Tudo agora é uma questão de tempo. Claro que passos importantíssimos já foram dados. 
 
Na relação entre os estudos e as competições, que caracterizam a vida cotidiana de Laura, o foco está voltando exclusivamente para os dois compromissos e na busca de Deus, encorajada a amar o Senhor sobretudo pela elevada formação cristã que recebe na escola, de cunho católico. Laura e todos os alunos do Fundamental 1 e 2 e do Ensino Médio, no início das aulas, elevam suas orações a Deus, acompanhados pelas Irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, pelo Pe. Marcos Sunival, diretor do Colégio, pelo Diácono permanente Arnaldo e pelos professores com profunda formação moral e cristã, pois, são eles a imprimir nos alunos marcas peculiares para o resto da vida.