quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Até o Novo Ano!

30 dezembro 2017 - 05h00
Mais dois dias e nos encontramos no Novo Ano! Está preparado?
Como? Não desenhou nenhum novo plano para tudo o que vem por aí? É! Provavelmente você vai acabar se repetindo nas mesmas bobagens de sempre. 
Ou, sei lá, vai acabar se descobrindo em enroscos, enrolado em umas tantas coisas meio chatas de sair.
Um amigo me disse esta semana numa dessas conversas de fim-de-ano que não ia fazer plano nenhum. (Olhe que não disse o seu nome!) Ele acreditava que tudo estava bem e que devia continuar assim. 
Nem questionei o que ele entendia como sucesso. Mas lhe disse que, como antigo professor de Gestão, um evento bom pode "sempre" melhorar. Ele me trouxe aquela expressão antiga: "se melhorar estraga"!
Será mesmo? Questiono só por uma questão de tempo. O tempo muda. E as pessoas mudam com o tempo. E tem um tal de "aperfeiçoamento". Adequações necessárias. Assim, se gosto de algo agora posso deixar de gostar amanhã. Os seus clientes não são diferentes. Complicado de entender? 
Será que você se lembrou de cuidar da saúde? Sempre temos sensibilidades que devemos atentar para não afundarmos em alguma surpresa. Não importa a sua idade. Sempre temos de cuidar da nossa saúde. Sempre. Em todas as idades.
Será que cuidou das suas finanças? Atenta regularmente para os seus recursos econômicos? Atenta para a origem deles? Sabe como gastar? Sem ficar preso a dívidas que não largarão do seu pé, como tornozeleira eletrônica de presos domiciliares? 
Está se atualizando em conhecimentos técnicos dos tempos que avançam? Sabe algo mais de tecnologias de sua área de atuação? 
Está se programando para aprender algo mais sobre as expressões culturais? Teatros, orquestras, exposições artísticas, danças e outras tantas?
Esta se interessando em aprender uma nova língua, um novo idioma? Já pensou em aprender uma expressão artística? Sei lá, escrever, cantar, dançar, pintar... Tanta coisa pode nos seduzir ao tomarmos conhecimento. E a descoberta é só ao tentarmos praticar mesmo. 
Está inventando novas atividades físicas regulares, sem excessos? Adequadas as suas próprias condições? 
Está curtindo o prazer da vida em família? Filhos? Netos? Sobrinhos? Pais? Avôs? Além dos "amigos velhos de guerra"?
E viagens? Pensa em algo? É caro o seu desejo? Que tal preparar em um ou dois anos? 
Então? Não está lendo nada? Nem romance, nem história? Nem poemas? Só as minhas crônicas? Então comenta comigo no Facebook! 
Será mesmo que isso de vida sem planos é coisa válida? 
Vale a pena? Ou temos de nos reinventarmos? E essa nossa reinvenção será só uma vez por ano? Para o novo ano que se vislumbra? Ou temos o tempo inteiro de buscarmos novos projetos para nós? Será que nossa vida, será que a Vida, para mesmo? E temos de ir nos adaptando a cada momento novo?
Amigo, crie o seu Novo Ano!