quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

De dentro para fora

23 novembro 2019 - 23h59
Quando olhamos as postagens nas redes sociais, de modo geral, todos parecem alegres, sorridentes, em algum momento bom da vida. Aparentemente, todos estão bem e felizes. Mas esse é apenas um recorte da realidade. Na vida, temos os "espinhos" do cotidiano. E lidar com eles nem sempre é fácil! Como se manter animado e alegre, quando se enfrenta dias difíceis?! Alegria não se refere a sorrisos produzidos para vender uma imagem de felicidade, como se vê em geral. Falo da alegria que transpõe circunstâncias desfavoráveis, que se mantém em meio às lutas da vida. Falo de uma alegria genuína, que vem de dentro para fora. É possível ter verdadeira alegria, apesar dos problemas que enfrentamos no dia a dia? Sim, é possível. A verdadeira alegria começa com a certeza de que tudo o que passamos aqui neste mundo é temporário, e de que Deus usa esse tempo para completar a obra Dele em nós. A alegria é um estado de espírito. É mais que sentimento. Como cristãos, não andamos pelo que vemos, mas sim pelo que cremos. Seja qual for a situação, temos a certeza de que Deus está no controle de tudo. A alegria é um dos frutos do Espírito Santo em nós. (Gálatas 5:22) A presença do Espírito Santo em nós produz amor, alegria, paz, paciência, bondade e muitas outras qualidades geradoras de vida, as quais não conseguimos produzir apenas pelos nossos esforços. Algumas vezes, nos momentos difíceis, deixamos que a tristeza e o desânimo tomem conta do nosso ser. Dessa forma, nos tornamos murmuradores, pessimistas, "chatos e azedos", entristecendo o Espírito Santo de Deus. A vida é difícil e, certamente, mais difícil do que uma atitude mental positiva possa suportar. Mas com alegria e bom ânimo o peso se torna mais leve. Em João 16:33, Jesus nos encoraja a ter bom ânimo. O que significa isso? Significa seguir em frente, não desistir, não se deixar abater e vencer pelas lutas da vida. Significa olhar para o entorno, ainda que nebuloso, e encontrar algo bom pelo qual podemos agradecer e nos alegrar. 
"A alegria do Senhor é a nossa força". (Neemias 8:10) Sem alegria ficamos vulneráveis em todos os sentidos. Quando você estiver passando por momentos ruins, louve ao Senhor, através de um cântico de adoração, através de uma oração sincera, através da leitura da Palavra de Deus, através de gestos de bondade e generosidade. O louvor traz alegria a nossa alma, libertando-nos da tristeza e do desânimo. Crie um ambiente de louvor em seu interior, em sua casa, aonde for. Você precisa de alegria verdadeira? Deus tem para dar àqueles que O buscam. Certa vez perguntaram ao compositor alemão Franz Joseph Haydn qual a razão de suas composições sacras serem tão alegres. Ele respondeu: - "Não posso fazê-las de outro modo. Quando penso em Deus e em Sua graça manifestada em Jesus Cristo, meu coração fica tão cheio de alegria que as notas parecem saltar e dançar da pena com que escrevo. Já que Deus me tem dado um coração alegre, deve me ser permitido servi-Lo com alegria". Quando pensamos em Jesus, sempre nos vem à mente a imagem do Cristo Sofredor. Todavia, durante a sua vida aqui na terra, Jesus foi jovial e alegre. Que possamos seguir o exemplo de nosso Mestre!