quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Devoção a São Sebastião

19 janeiro 2018 - 05h00
A devoção à São Sebastião brilha no peito e no coração dos católicos. Em Suzano, a devoção ao Santo padroeiro da cidade acompanhou, desde a chegada dos Irmãos Antônio e Francisco Figueira, a vida e a caminhada histórica dos suzanenses. 
Na Capela que os Figueira começaram a construir em 1893,, na atual Praça João Pessoa, após terem recebido a aprovação do Bispo de São Paulo Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, foi celebrada a primeira Missa, aos 20 de janeiro de 1897, dia de São Sebastião, ao qual foi dedicada a Igrejinha.
Era uma Capela particular administrada pela família Marques Figueira que providenciou colocar a imagem de São Sebastião no presbitério.
O Vigário de Mogi era convidado pelos proprietários para celebrar a Santa Missa na festa do Santo, honrando a imagem e a memória de São Sebastião.
Tanto tempo se passou. São 120 anos, que os suzanenses católicos veneram a imagem do Santo. Levando-a em procissão, rezam, cantam e elevam a ele preces e súplicas.
A fé, alimentada pela devoção aos Santos, nos aproxima mais de Deus. 
Se imitarmos a santidade e a fidelidade de tantos dos nossos irmãos, que durante sua vida deram um belo e extraordinário testemunho de amor à Cristo e à Igreja.
Outorgamos a São Sebastião a honra de ser suzanense, pelo fato de ter sido adotado como modelo e exemplo de vida cristã. 
O corajoso soldado, convertido ao cristianismo, soube amar a Cristo e doar sua vida por Ele.
Há mais de um século ele vem protegendo o povo suzanense no rastro das gerações antigas e novas. A ele confiamos os anseios do povo por uma cidade sócio e politicamente mais avançada. 
Brote do chão e do solo de nossa cidade, vida nova e tempo novo.
A devoção a São Sebastião, guerreiro e arauto da fé, é tão linda, que vivida de forma correta aumentará a nossa união com Deus. Sol divino, que transfigura e ilumina com o esplendor da Sua luz divina e com o calor de Seu amor paterno a nossa vida e a de todos os que n’Ele confiam. Nessa luz celestial e divina encontram-se os Santos que nós amamos e veneramos.
Quem entra na Matriz de São Sebastião, localizada na Praça João Pessoa, pode invocar São Sebastião, recorrendo à sua Intercessão e à sua poderosa ajuda, para impetrar as graças de Deus, de que nós necessitamos e que nos serão concedidas através de seu Filho Jesus.
Por isso é necessário que reconheçamos o poder de Deus, a mediação de Cristo e a intercessão dos Santos. Todos devemos interceder a favor dos nossos irmãos, mais do que por nós. Da mesma forma, os irmãos e os santos que estão no céu intercedem por nós.
A programação da festa desfruta de um feriado que facilita a participação de muitos fiéis nas celebrações, que serão realizadas no dia 20 de Janeiro na Matriz de São Sebastião.