sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

"E não nos cansemos"

09 junho 2018 - 23h59
Como viver num mundo de injustiça e corrupção sem perder a esperança e a certeza da vitória do bem? 
Os escândalos que temos acompanhado nos últimos anos em nosso país causam tanta indignação, que chegamos por vezes a duvidar de tudo e todos. Corrupção, corrupção e mais corrupção. Tudo por dinheiro.
No Antigo Testamento, o sinal mais evidente da bênção de Deus era a prosperidade material, individual ou coletiva. Todavia, numa época de crise pessoal, o salmista Asafe se desesperou ao contemplar a prosperidade dos malfeitores diante do sofrimento dos justos. Na competição da vida, os corruptos estavam "levando a melhor" em relação aos que procuravam ser corretos. O salmista achava-se indignado a ponto de sentir inveja dos que praticavam a iniquidade. - "Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos, pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade deles". (Salmo 73:2-28) Aparentemente, a blasfêmia, a violência, a soberba e a desonestidade dos corruptos não eram imediatamente punidas por Deus. Por outro lado, o salmista passava por contínuas aflições e apertos. Daí o questionamento: "Será que a pureza, a honestidade e a santidade valem a pena?" 
O profeta Habacuque também viveu experiência semelhante. Olhando ao redor, viu o mal espalhado por todas as direções. Ele ora, mas Deus não responde de imediato. Então, Habacuque se desespera - "Será que o Senhor não está vendo tanta maldade? Por favor, tome logo uma providência". (Habacuque 1:13) Talvez você também se identifique com Asafe e Habacuque. Saiba, entretanto, que Deus sempre responde no tempo determinado por Sua vontade. E o mal não ficará impune. Enquanto isso, faça a sua parte - pratique o bem e a justiça em sua vida. Seja o diferencial. Olhe para o futuro com esperança e fé. Desapontamento e destruição aguardam os ímpios, segundo diz a Palavra de Deus. (Salmo 37:1-10) 
É preciso manter a calma e esperar o tempo de Deus. O mal jamais triunfará por todo o tempo, pois existe em funcionamento no mundo um princípio de retribuição: "Não se enganem; com Deus não se brinca, pois um homem sempre colherá o fruto da semente que ele plantou. (...) E não nos cansemos de fazer o que é correto e justo, porque em pouco tempo teremos uma colheita de bênçãos, se não desanimarmos nem desistirmos". (Gálatas 6:7-10) Para os cristãos, a verdadeira segurança e riqueza não se acham na "instabilidade dos bens materiais", mas em Deus. O servo de Deus tem uma herança eterna, uma aliança com o Senhor. Sabe que a provisão do Senhor virá em tempo oportuno!