sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Educação, a base transformadora da sociedade

16 outubro 2018 - 23h59
"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Essa é uma das mais sábias frases proferidas pelo mestre da educação, Paulo Freire. Filho de professora e membro de uma família ligada à educação, tive o privilégio de crescer em um ambiente de muito conhecimento e criatividade, fundamentais para a formação do meu caráter e senso crítico, que hoje pautam a minha vida, meus valores e princípios. Há quase dois anos no comando da Prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, tenho o desafio diário de garantir educação de qualidade e para todos, num esforço pessoal, por acreditar na transformação da sociedade a partir do saber.
A tarefa não é fácil, especialmente quando nos é apresentado o número de analfabetos no país, que hoje somam cerca de 11,5 milhões de brasileiros, e a escassez de recursos nesse Brasil de crise. Mas é inspiradora. Em Guarulhos alguns passos estão sendo dados em direção das bases transformadoras da educação. Na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a cidade registrou aumento de 3,3% da nota nos últimos dois anos, atingindo 6.2. O resultado supera a meta projetada para 2019, que era de 6.1, e deixa o município mais próximo da meta de 2021, que é 6.3.
E para nossa alegria, as notas mais altas vieram de dois extremos da cidade: a EPG José Jorge, localizada no Itapegica, região bem estruturada com farta oferta de cultura e lazer, e EPG Inez Rizzatto, no Jardim Aracília, região onde ainda há carência de serviços públicos e infraestrutura. Com realidades diferentes, ambas as escolas pontuaram 7.5 no Ideb, registrando a maior nota de toda a Rede Municipal. Isso significa que o planejamento de universalização do ensino no município está rendendo frutos.
Em algumas escolas da rede iniciamos o projeto Educa Mais, com a extensão da carga horária para alunos dos quarto e quinto anos. Com sete horas de estudos diários, os alunos têm significativo avanço na aprendizagem. Já em outras, trabalhamos em parceria com a Fundação Lemann em três frentes: políticas educacionais, formação continuada e conectividade e inovação, com intercâmbio de redes de todo o país para o compartilhamento de experiências positivas em práticas de ensino.
Todas essas iniciativas não surtiriam efeito sem a participação dos nossos principais parceiros: os professores, a quem homenageamos especialmente nesta data. São eles os grandes agentes transformadores da nossa sociedade e fonte inesgotável de inspiração e conhecimento. A eles, todo nosso carinho e respeito.
Temos a convicção de que a educação abre portas para um mundo de oportunidades e é responsável pela formação de cidadãos críticos e preparados para o mercado de trabalho. Investir em educação é investir no futuro. É contribuir para um Brasil próspero, competitivo e preparado no campo da pesquisa e tecnologia. Investir em educação é valorizar os nossos mestres para que eles se sintam homenageados todos os dias do ano.