quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Educação - você puxa ou empurra seu filho?

10 setembro 2019 - 23h59
Napoleão Bonaparte estava se preparando para uma de suas maiores batalhas. As forças adversárias tinham um contingente três vezes maior que o das tropas de Napoleão, além de um equipamento muito superior.
Napoleão avisou os generais de que estava indo também para a frente do combate e eles procuraram convencê-lo a mudar de ideia:
"Comandante, o senhor é o império. Se morrer, o império deixará de existir. A batalha será muito difícil. Deixe que nós cuidaremos de tudo. Por favor, fique. Confie em nós". Tudo em vão, nada fez Napoleão mudar de ideia. No meio da noite, o general Junot, um de seus auxiliares e também amigo, procurou-o e, de novo, tentou mostrar o perigo de o imperador ir para a frente de batalha. Napoleão olhou-o com firmeza e disse: "Não tem jeito, eu vou". "Mas por quê, comandante?", retrucou o subordinado. E Napoleão respondeu: "É mais fácil puxar do que empurrar". Amigo leitor o que essa historia pode nos ensinar no tocante a educação de filhos? Diz um antigo jargão popular que "servir de exemplo não é a melhor forma de ensinar; é a única forma de ensinar". Filhos modelam comportamentos dos pais principalmente quando entram na segunda infância, por volta dos 6 a 7 anos até 12/13 anos. Se uma mãe fuma na frente do filho desde pequenino, será natural ele se interessar em experimentar cigarro na primeira chance que tiver oportunidade. Se pais brigam frequentemente na presença da prole é esse o modelo de comportamento a ser copiado num futuro. Lembre-se que manter filho com cabelo cortado, usando roupas da moda e em bom colégio não terá a mesma influência e relevância que o comportamento dos pais no dia a dia.