terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Encontros verdadeiros

30 janeiro 2018 - 05h00
Todos nós deveríamos nos programar e sair com a família como faziam nossos antepassados e visitar parentes ou simplesmente viajar para outros lugares e conhecer um pouco de outras cidades.
Lembro ainda um hábito que não era comum só aos meus pais, mas, a maioria das famílias, nos finais de semana todos devidamente arrumados e levando uma cesta com frutas, lanches e outras coisas gostosas éramos levados para fazer piquenique em parques ou lugares junto à natureza.
Com frequência também íamos a museus ou até visitar parentes que moravam mais distantes, muitas vezes no interior onde sempre nos recebiam com alegria e carinho.
Hoje muitos de nós preferem passar o final de semana comodamente deitados em sofás em nossas salas assistindo placidamente aos programas de televisão ou conferindo a vida alheia nas postagens que nos chegam pelos inseparáveis celulares, mal nos comunicando com os que estão próximos, mesmo durante as refeições.
Preferimos saber como vão nossos amigos virtuais e nos esquecemos de conversar e saber da vida daqueles que moram conosco ou que convivem proximamente.
Rimos e nos divertimos com piadas na maioria das vezes sem nenhuma graça e deixamos de observar o que acontece à nossa volta.
Se saímos de casa, normalmente o fazemos sozinhos ou na companhia de amigos, para nos reunirmos em lugares movimentados como shoppings centers ou barzinhos, onde logo procuramos saber se o wifi está acessível e acabamos também não conversando, pois, o celular a todo momento estará desviando nossa atenção para assuntos que na maioria das vezes não nos dizem respeito.
Quando nos desligamos desses aparelhinhos e saímos para passear podemos observar a natureza, conversar, trocar ideias e fazer planos, sentir o carinho e a atenção daqueles que moram na mesma casa, mas com quase nunca conversamos.
Gosto muito de todas essas modernidades e acredito que foram criadas para facilitar a vida de todos, mas acredito também que não devemos nos deixar manipular por eles... Afinal televisão e celular tem a finalidade de nos atualizar e nos divertir além de permitir que possamos falar sempre que necessário sem aborrecer a vida de ninguém.
Por conta desses equipamentos modernos muitos esquecem até a leitura de um bom livro ou de assistir um filme, lógico que existem exceções, mas estão cada vez mais raras.
Estranhamos quando vemos um vizinho que menos apegado às modernidades resolve fazer um churrasco no final de semana e juntar parentes e amigos e, passam uma tarde festiva e barulhenta de muitas conversas além do cheiro agradável da comida no braseiro e das risadas gostosas.
Por nos manter de certa forma próximos, as redes sociais nos dão a sensação de estarmos presentes na vida de todos com muita frequência, entretanto, nem sempre o que se posta é a realidade e, o que vemos é um maior número de pessoas solitárias e depressivas, que ficam sozinhas em seus quartos ou em suas casas, mas que postam fotos sorridentes que escondem a tristeza que interiormente sentem.
Reuniões de família e de amigos ainda é a melhor forma de tornar a vida feliz e saudável...