quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Escuta ativa de alunos

07 setembro 2017 - 06h00
O processo de autoavaliação levado a efeito na Diretoria de Ensino Leste 5 da Capital desenvolveu o projeto de Escuta Ativa de Alunos sobre o currículo, com grupos de 20 a 30 alunos por amostragem. Tal avaliação forneceu insumos para o processo de planejamento das escolas e propiciaram reflexão sobre o próprio trabalho. Utilizou-se a Plataforma Google Docs, de forma a garantir a participação de todos os envolvidos no processo. 
 
A par disso, houve incremento na formação dos Grêmios Estudantis em todas as unidades escolares, como garantia do eixo de fortalecimento da gestão escolar. Um considerável número de projetos factíveis continua em 2017, como a busca ativa de resgate e manutenção na escola dos alunos do Ensino Médio, mediante análise do fluxo escolar de 2016. Houve orientação para a construção de Planos de Ação com vistas a corrigir a reprovação e a consequente evasão de alunos, com monitoramento bimestral.
 
Mutirões com apoio de Gerentes de Organização Escolar das escolas para regularização da vida funcional dos servidores, formação continuada desses profissionais, como ação afirmativa de suas atribuições e assunção de responsabilidades, rotina de reuniões semanais das equipes gestoras, ações formativas dos Professores Coordenadores, orientação técnica presencial, videoconferências e webconferências, construção de pautas coletivas formativas, tudo sem prejuízo de realização de seminários de experiências exitosas das escolas da Diretoria. 
 
Promoveu-se gestão de Resultados Educacionais, implementou-se o MMR - Método de Melhoria de Resultados, que integra o Programa Gestão em Foco e avaliou-se o resultado do Programa Escola da Família existente em nove escolas, com projeto de extensão de suas ações para as demais.
 
A Gestão Participativa também foi enfatizada, com promoção de Fórum Regional e realização de Mostras de Práticas Bem-Sucedidas, com ênfase no protagonismo do aluno. A mediação de conflitos nas relações interpessoais mereceu orientação técnica, assim como foi alavancado o projeto de qualidade de vida dos funcionários da Diretoria, com atividades como Palestras sobre Saúde, Show de Talentos, Datas Comemorativas e avaliação institucional "360 graus", com utilização de metodologia compatível com as necessidades da Região e oitiva dos diversos segmentos, com vistas à observância de rumos e aprimoramento de todas as práticas conducentes à melhor qualidade do ensino público.