sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Espairecer

13 maio 2019 - 23h59
Nada melhor para clarear as ideias e acalmar o coração do que ouvir uma boa música, daquelas que nos enleva, que nos faz viajar no tempo e traz boas lembranças.
Vez em quando é necessário buscar um canto tranquilo de nossa casa e ligar o som para ouvir música à moda antiga, escolher um CD com calma e ouvi-lo tranquilamente de olhos fechados, deixando as imagens surgirem em nossa mente e divagar por outros tempos... 
Uma viagem pelo som que enleva e nos transporta para um lugar de paz, longe das atribulações diárias, deixando um pouco de lado a correria cotidiana para espairecer...
Essa é uma das melhores maneiras que conheço para limpar o cérebro e conseguir colocar em ordem os pensamentos, dando vazão a imaginação.
Depois disso fica mais fácil o raciocínio que parece fluir, pois, a música tem o dom de organizar nossos pensamentos, dando uma visão mais ampla para que possamos melhor planejar a vida e trabalho que nos aguarda.
Nada de fones de ouvido, som ambiente que não incomode ninguém, mas que penetre em nossos ouvidos suavemente, assim nos entregamos vagarosamente permitindo que todo nosso ser seja absorvido pela música e nos desligue completamente do burburinho que nos cerca...
Cada centímetro de nosso corpo vai relaxando ao som calmo da melodia, enquanto o estresse diário vai se afastando dando espaço para a paz que precisamos para tocar a vida.
É lógico que com nossos compromissos diários, nem sempre temos tempo para cuidar de nós mesmos e, nos raros momentos que temos para o lazer estamos tão envolvidos com programas que agendamos com a finalidade de curtir em família, que nos vemos perdidos em engarrafamentos para aproveitar o sol do final de semana na praia ou em filas imensas para assistir o filme tão ansiosamente aguardado, que sequer conseguimos de fato descansar.
Nosso cérebro continua em plena atividade com preocupações diferentes, mas sem tempo para renovar suas energias e se refazer do acúmulo de atividades que nos cercamos, na ânsia de viver freneticamente.
Toda essa parafernália que chamamos de progresso, nos envolve de tal maneira que nem percebemos que até nos momentos de lazer e descanso estamos ligados nas informações rápidas e até desnecessárias que nos estressam, mas que permite que nos mantenhamos atualizados até de assuntos que não nos dizem respeito...
Quando não estamos discutindo sobre política, falamos sobre as novelas que nos envolvem em fantasias e também nos faz imaginar quais serão as próximas cenas, além de todos os nossos afazeres diários, que já seriam suficientes para nos cansar a mente.
Da mesma forma que o corpo carece de repouso, hoje já bem reduzido, o cérebro também precisa ter um tempo para se refazer das turbulências que nós criamos para ele, então a música suave é a melhor maneira de desliga-lo temporariamente de tudo que o cerca, deixando que ela flua por todos os espaços, com o corpo bem acomodado, o som irá penetrar em nosso âmago e quando voltarmos desse enlevo estaremos preparados para enfrentar as turbulências diárias que nos aguardam.