quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Excesso de preocupação

01 dezembro 2018 - 22h59
Parece impossível viver despreocupado nos dias atuais. Ficamos preocupados como futuro - se vamos estar empregados ou não; se conseguiremos pagar as contas em dia; se nos aposentaremos ou não; se teremos como nos manter na velhice; se nossos filhos estarão bem; se conseguiremos dar suporte aos nossos pais idosos; se deixaremos um legado para as próximas gerações; enfim, as preocupações podem ser muitas e as mais variadas possíveis, o que acaba gerando um quadro grave de ansiedade. Aansiedade é um problema típico dos tempos modernos. Você já deixou de dormir, preocupado com alguma situação adversa que teria que enfrentar no dia seguinte? Já teve uma alteração na pressão arterial decorrente da ansiedade? Já se viu desconcentrado ouagitado, matutando uma saída para um problema, aparentemente insolúvel? A ansiedade podeprovocar doenças e reduzir nossa capacidade de realização. Ao ficarmos ansiosos perdemos o controle da situação. Jesus ensinouque andar ansioso não resolve problema algum. É preciso viver um dia de cada vez. "Basta a cada dia o seu mal". (Mateus 6:34) Se dermos conta do dia de hoje já podemos ficar satisfeitos. 
Uma pessoa em estado de ansiedade não consegue enxergar uma solução para o problema que a aflige. Ela não consegue se organizar e visualizar estratégias para enfrentar a crise. 
Mas afé traz luz. Em Filipenses 4:6-7, o apóstolo Paulo ensina o caminho: "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus". A primeira lição a ser aprendida, de acordo com esse texto, é que podemos ter controle sobre a ansiedade. Como? Direcionando nossa ansiedade para Deus. 
Abra o seu coração e exponha ao Senhor todos os motivos de suas preocupações. Diga para Ele, objetivamente, o que você precisa para resolveresses problemas. (oração e súplica) Concentre-se também no contentamento. 
Graças a Jesus, há sempre algo pelo qual podemos estar contentes. Ainda que sua vida esteja um caos, procure encontrar coisas pelas quais você pode agradecer a Deus e se alegrar. 
Mencione essas coisas em suas orações. Permita também que Jesus lhe mostre o que fazer (o caminho) para acabar com o excesso de preocupação, dando-lhe a paz que excede todo o entendimento humano. Quando você estiver cheio dessa paz, o seu interior descansará tranquilamente em Deus.
Deixar de se preocupar não significa deixar de agir. Você entregou suas preocupações ao Senhor e agora terá a sabedoria vinda Dele para lidar com os problemas. Há situações em que precisamos apenas esperar. E isso também é difícil. Algumas vezes (na maioria delas) será necessário agir. Se você está orando; então, descanse, sabendo que Deus tem sempre o melhor para aqueles que confiam Nele. 
Um dia de cada vez é o que podemos suportar.