quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Fernando Pessoa e o Efeito Borboleta

21 junho 2019 - 23h59
Acabo de ler mais um livro do querido João Anatalino, um amigo-irmão de há muitos anos. Com esse título, “Fernando Pessoa e o Efeito Borboleta”, é lançamento recente. Pois é isso mesmo, o Autor conseguiu juntar o efeito de Fernando Pessoa e o da borboleta para construir um livro de contos da chamada Literatura Fantástica.
Não é coisa simples. Ele vai lá pelas origens dessa expressão extremamente criativa que se estabeleceu também aqui pela América Latina, com destaques de alta qualidade. Não é para confundir com Literatura de Ficção Científica. Mas como negar que se coloca em questão a Realidade com a Ficção, a Ciência com a Religião. Só por aí já temos muitos caminhos pela frente. E, como negar? esse é o caminho da Literatura, ou não? 
Se você não conhece, leia este livro do João Anatalino. Coisa muito boa. Extremamente criativo, inventivo. Segue a linha de uns Mestres. Quem conhece o trabalho literário do argentino Jorge Luis Borges vai também retomar alguns indícios nesse livro. Fazer uma viagem literária pela Magia, pela Ciência, pelas Religiões, pelos Simbolismos, não é coisa simples. Com certeza, você pode até se perguntar se de fato o João Anatalino fala coisas verdadeiras. E o que é ser verdadeiro quando o caminho percorrido é o da Literatura? Porém, tenha a certeza, absoluta, ele está fazendo Literatura de alto nível. E ma nifestação de Arte tem de ser científica ou criativa?
Meu caríssimo leitor, se não conhece ou não lembra, tente umas olhadas sobre esse gênero literário. Essa Literatura Fantástica se faz com narrativas que não estão presas a dados de existência confirmada por dados científicos, coisas reais, existentes ou não. O Autor pode se permitir, ou melhor, deve se permitir, alargar-se pelo espaço da criação literária. Tem de ser verossímil, algo semelhante à verdade real. 
Um Mestre do meu tempo de estudante de Letras, o Linguista Tzvetan Todorov, passou por esta área com uma obra de estudos importantíssima, seu livro “Introdução à Literatura Fantástica”. Se alguém quer saber mais da área, especialmente professores de Literatura, vai por aí, avança por aí. Tem muito mais a ser definido para os estudiosos. Mas para o leitor, que deseja sentir o prazer do texto, o que pode fazer é seguir lendo. E este livro do João Anatalino é muito bom. Aproveitem como eu. 
Amei este livro. Claro que sei que é preciso ter imensas informações para redigir um material desses. E sei o quanto o nosso Autor é um ser preparado. Com uma formação bem ampla, em especial na área de Ciências Humanas, sei que seguiu por estudos bem mais largos como o das expressões religiosas desde a Antiguidade e suas simbologias. Ele escreveu várias obras, mesmo lá de antes, como sobre a Cabala. 
Só posso encerra esta minha fala com uma firme manifestação. O Livro “Fernando Pessoa e o Efeito Borboleta”, de João Anatalino, Autor da nossa região do Alto Tietê, Membro da Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras, merece ser lido, curtido amplamente. Aproveite, deixe-se envolver. Um encantamento fantástico.